Fluminense voltando a ser protagonista




Flu voltando ao protagonismo! (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)
Flu voltando ao protagonismo! (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Fluminense vence o Internacional nos pênaltis e está na final da Primeira Liga. Muito tempo que nós tricolores não falávamos em final de campeonato. Foram três anos jogando para cumprir tabela. Estamos na final para lembrarmos que somos uma instituição centenária e ENORME. Muitos tentaram nos apequenar, mas não se diminui uma história tão bonita.

Nosso time foi melhor contra o Inter do que contra as rubronecas. Continuamos com a defesa pesada e por isso sofremos dois gols. Reparem que não aponto uma ovelha negra. Não dá para jogar com um miolo defensivo só com trintões. É uma constatação simples: Gum, Henrique, Pierre e Cícero não dá. Por mim tiraria o Pierre, adiantaria o Cícero para a meia e Henrique para volante. Equilibraria o time.

Interessante ver como Levir muda situações rapidamente. Sempre soubemos que Jonathan é um lateral acima da média tecnicamente. No jogo contra o Flamengo ele se limitou a marcar. Já contra os gaúchos ele apoiou com muita eficiência. Indo até a linha de fundo, fazendo ultrapassagens.

E não foi só o Jonathan que melhorou. Osvaldo vem numa crescente muito boa. Gerson acabou com o jogo no meio de campo. Wellington Silva até passe de peito deu. E o Gum? Há algumas semanas escrevia que Gum acabaria como titular e muitos duvidaram. Não deu outra.

O jogo da última quarta-feira foi bom para vermos que o time do Fluminense tem uma ideia central de jogo. Se vai virar um carrossel holandês (referência ao Johan Cruyff que nos deixou) ou não ninguém sabe. Sabemos que o caminho está se encurtando a cada jogo do Fluminense do Levir.

Fluminense poderia ter goleado o Inter. Não o fez porque falta senso de conjunto. E, principalmente, falta de precisão nos arremates. O time gaúcho que joga sempre fechado não conseguiu neutralizar as ações ofensivas tricolores em nenhum momento. Argel ainda tirou o jovem Aylon para tentar povoar o meio de campo. Virou presa fácil para o Fluminense.

Agora é se preparar para encarar o Furacão de Walter e Vinicius. Tem vários jogos-treino do Campeonato Carioca para testar opções e entrosar o time. E no próximo domingo é, na minha visão, o jogo mais difícil dessa fase do Cariocão. Time do Boavista é chato. Marca forte e ataca em velocidade.

Que possamos gritar “É campeão!”

Tabelinha:

1- Vender os direitos de transmissão da Primeira Liga para a plim-plim foi um tiro no pé. Ela escondeu como pôde os jogos da liga. De repente foi por isso que o Kalil abandonou o barco.

2- Pierre mais uma vez tomou cartão amarelo.

3- Fluminense poderia oferecer o goleiro reserva Julio Cesar mais um lateral esquerdo pelo Michel Bastos. Sairia no lucro.

4- É sério que o Fluminense pensa mesmo em contratar o Alex, do Inter? Estava se arrastando na quarta-feira. Falando nisso, nosso time no segundo tempo nosso time também se arrastava em campo.

5- Estamos há seis jogos sem perder. Nem acredito que pude escrever isso.

6- Fred tem que arrebentar agora. Sempre que ele não joga o Fluminense joga bem. Acho injusto questionarem o ídolo por causa disso, mas não deixa de ser uma verdade.

7- Cavalieri quase pôs tudo a perder. A vantagem dele é ele ser muito bom em pegar pênaltis.

Ruan Veiga / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com