Gerente da Umbro revela detalhes sobre início de parceria com o Fluminense, ideias e ações futuras






Em entrevista concedida ao jornalista Marcello Neves, do jornal “O Globo“, o gerente da marca da fornecedora de material esportivo da Umbro, Eduardo Dal Pogetto, falou sobre o que pretende realizar na parceria com o Fluminense, que iniciou com o pé direito após o sucesso do evento de lançamento. Confira a entrevista na íntegra:

Como surgiu a ideia de chamar o cantor Xamã para apresentar os novos uniformes?

Reconhecemos no Xamã um dos grandes artistas da atual cena da música brasileira, e ele ser um torcedor fanático do Fluminense fez com que rapidamente despertasse nosso interesse sua participação no lançamento. Entramos em contato para entender se ele toparia, e daí em diante foi tudo muito simples. Por ter sido um pedido muito forte da torcida do Flu nas redes, não tivemos como negar.

Qual a inspiração usada para produzir as camisas 1 e 2?

Nossa principal inspiração foi o título do Campeonato  Brasileiro de 1970, o primeiro da história do Fluminense. Mediante disso, buscamos mesclar os atributos clássicos dos uniformes do Flu, indispensáveis para respeitar a tradição do clube, e buscamos adicionar toques modernos, como grafismos e tipos de design inovadores.

As camisas de goleiro chamaram atenção pelo desenho ‘arrojado’. De onde veio a inspiração?

Observamos muitas referências aos anos 90. Ano passado mesmo fizemos uma campanha da marca com muitas referências à década cada dourada do futebol para a Umbro e quisemos trazer para o Fluminense a mesma coisa, por meio das camisas de goleiros. Algo meio “Jorge Campos”, alguns diriam.

O Fluminense teve sérios problemas de distribuição com as últimas patrocinadoras. O que a Umbro pensa em fazer diferente?

Temos uma das mais robustas e consolidadas distribuições de material no Brasil. Além disso, o fato de também sermos parceiros de outros times de futebol pelo Brasil evidencia a nossa experiência nesse quesito.

Quais outros produtos a Umbro pretende explorar além das camisas de futebol?

Temos uma presença muito forte dentro do mercado de chuteiras, o que nos dá um posicionamento muito forte dentro desse segmento não só no futebol, mas também no futsal. Neste último, fazemos uma grande força de inserção e investimento: patrocinamos um clube na LNF, o campeonato em si e fornecemos a bola oficial da competição. Entretanto, estamos presentes também no mercado de performance, com vários produtos para a prática de futebol e outros esportes, e em breve aprimoraremos nossa linha lifestyle.

A Umbro patrocina outros clubes brasileiros. Como você avalia a representatividade do Fluminense para a marca em meio a esses outros clubes?

Temos um processo de escolha em relação aos clubes com os quais trabalhamos. Sendo assim, tem que se identificar com a marca e ser tão apaixonado por futebol como nós somos. Além disso, o Fluminense é um time de presença gigante em um dos maiores estados do Brasil quando falamos em futebol, que é o Rio de Janeiro. A cereja do bolo é toda a conexão com a Inglaterra, que tanto o Flu como a Umbro possuem em comum.

Qual competição a Umbro avalia como a de maior exposição da marca?

Embora todas as competições que os nossos clubes jogam tenham um apelo e um impacto muito forte, vemos o Campeonato Brasileiro como o que gera maior exposição positiva. Não por acaso, somos a marca mais presente na competição, com cinco times na Série A.

A Umbro pensa em usar algum jogador do Fluminense para ser o garoto propaganda da marca?

O Hudson é um atleta Umbro, o que nos dá muito abertura nessa troca entre clube e jogador. No mais, vemos essa questão ação a ação. Atualmente, estamos buscando aumentar o nosso número de atletas patrocinados.

Quais estratégias de comunicação a Umbro está pensando para se conectar com a torcida do Fluminense?

A live mostrou que o clube tem ousadia para fazer coisas novas na sua comunicação e queremos explorar isso ainda mais, encontrando novos formatos e nos aproximando cada vez mais da torcida tricolor. Sendo assim, também estamos fazendo parceria com influenciadores torcedores do clube e criadores de conteúdo de futebol, como o Peleja. Mas quando os jogos e a torcida voltarem aos estádios, queremos aproveitar também esse ambiente de pré jogo que é tão emocionante para a torcida.

Como pretendem trabalhar com outras linhas de produto que não as de jogo, como casacos, regatas, chuteiras e outros materiais?

Queremos levar cada vez mais peças da Umbro para o dia a dia do torcedor. Porém, nem sempre nossos clientes usam as camisas de jogo, mas o amor pelo clube continua sempre, o que nos leva a ter o objetivo de ampliar nossa atuação para calçados ou roupas mais casuais.

 

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Por Explosão Tricolor / Fonte: O Globo 

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