Jornalista aponta maior mérito na campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro




Michel Araújo e Wellington Silva foram duas das contratações do Fluminense em 2020 (FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)



Através de um texto publicado no jornal “O Globo”, o jornalista Rafael Oliveira apontou o maior mérito da campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro até aqui. Confira a publicação na íntegra:

Análise: Maior mérito na campanha de G-4 do Fluminense é saber defender

“A quarta colocação do Fluminense no Brasileiro (com 32 pontos, apenas três a menos do que o líder Internacional) é, talvez de maneira unânime, a maior surpresa do primeiro turno do Brasileiro. Os tricolores consolidaram sua presença no G-4 com uma vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza. O triunfo no Castelão reúne ingredientes que ajudam a explicar o sucesso dos tricolores até aqui.

O maior mérito do Fluminense de Odair Hellmann tem sido a solidez defensiva. O que ficou claro contra o Fortaleza. Os donos da casa pouco fizeram em campo. Os cariocas se defenderam como manda o manual: linhas adiantadas e compactadas. E, sempre que perderam a bola, fizeram a transição de forma rápida de forma a evitar o contra-ataque.

É bem verdade que os cearenses estavam desgastados por uma maratona de jogos que o time das Laranjeiras já não encara mais. Contudo, de nada adiantaria esta vantagem física se não houvesse disciplina tática. O que só evidencia a grande virtude de Odair neste Brasileiro: estudar seus adversários e encontrar a maneira certa de anulá-los.

Outro ponto forte do Fluminense está na habilidade em saber se reinventar, o que evita a previsibilidade. No meio-campo isso se dá de forma mais intensa. Contra o Fortaleza, coube a Yago a função de ser o jogador mais recuado do setor. Ele que, antes de se lesionar, estava atuando como um ponta. Ocasionalmente, Hudson (que já assumiu esta função em algumas rodadas) o substituiu durante o jogo. Foi a solução encontrada por Odair para suprir a ausência de Dodi, que se consolidou na posição mas está longe de ser um cabeça de área.

Se Odair vem demonstrando destreza em armar sistemas defensivos sólidos, na construção (principalmente no terço final) ele tem mais dificuldade. A vitória magra no jogo deste sábado – obtida com um gol que ainda contou com a ajuda da sorte – é um exemplo disso. Mas os tricolores vem sabendo jogar dentro de suas limitações. Mérito principalmente da boa pontaria de Nenê (que tem se destacado mais como finalizador do que como armador) e da eficiência dos zagueiros na frente em bolas alçadas na área. Contra o Santos, eles marcaram duas vezes. E, no Castelão, Luccas Claro por pouco não balançou as redes.

Numa disputa tão afetada pela pandemia de Covid-19 (seja pelo inchaço no calendário em decorrência da paralisação, seja pelos desfalques constantes que a doença causa nos times), saber se defender com a excelência que o Fluminense vem demonstrando não é pouco. A deficiência na criação acaba sendo compensada justamente pelo alto aproveitamento das poucas chances criadas.

Ainda há todo um segundo turno pela frente. É cedo para cravar qualquer resultado. Mas, a cada rodada, o Fluminense dá sinais de que irá se tornar ainda mais regular. A ver o que o futuro reserva”.



Confira a agenda tricolor nos próximos seis jogos da temporada:

19ª rodada

31/10 – Sábado – 21h – Fortaleza x Fluminense – Castelão

20ª rodada

08/11 – Domingo – 20h30 – Fluminense x Grêmio – Maracanã

21ª rodada

14/11 – Sábado – 21h30  – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque

22ª rodada

22/11 – Sábado – 18h15  – Internacional x Fluminense – Beira-Rio

23ª rodada

CBF ainda confirmará data e horário  – Fluminense x Red Bull Bragantino – Maracanã

24ª rodada

CBF ainda confirmará data e horário  – Fluminense x Athletico-PR – Maracanã

Por Explosão Tricolor / Fonte: O Globo

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário