Jornalista revela detalhes do motivo do Fluminense ainda não ter anunciado oficialmente os seus dois primeiros reforços




Apesar de já estarem treinando com o elenco, o lateral-direito Gilberto e o volante Jadson,  primeiros reforços contratados pelo Fluminense para 2018, ainda não foram anunciados oficialmente pelo clube.

De acordo com o jornalista Felipe Siqueira, do portal Globo Esporte, a demora do anúncio oficial dos reforços não significa que o empréstimo do lateral pela Fiorentina e a contratação do volante à Udinese podem melar. Na verdade, trata-se apenas de uma precaução do Fluminense com trâmites burocráticos. Internamente, o clube quer garantir que todos os passos das transferências internacionais sejam cumpridos, para se respaldar do risco de cair em caso semelhante ao da polêmica envolvendo Victor Ramos, Internacional e Vitória em 2016. Até lá, tem evitado tratar oficialmente os atletas como jogadores do clube, bem como usar as imagens deles em vídeos e fotos.

Em 2016, o Internacional entrou com recurso no STJD sob a alegação de que o Vitória havia utilizado o jogador de forma irregular, pois o zagueiro, emprestado pelo Monterrey, do México, teria sido inscrito após o fim do período de transferências internacionais. Segundo entendimento da CBF, como clube mexicano não requisitou o retorno após o fim do empréstimo ao Palmeiras em 2015 e o ITC (certificado internacional de transferência) não saiu do Brasil, a transferência não ficou caracterizada como internacional. Apesar da entidade reconhecer que o procedimento adotado não foi o ideal, entendeu que o jogador não pôde ser considerado irregular. Após meses nos tribunais, o STJD absolveu o Vitória.

Com o objetivo de concluir as negociações de forma a evitar problemas maiores ao longo do ano, o Fluminense busca cumprir à risca os trâmites das transferências internacionais. Para isso, primeiro precisou esperar o encerramento oficial dos empréstimos dos jogadores a Vasco e Ponte, no dia 31 de dezembro, apesar de ambos já estarem liberados. No mesmo dia em que abriu a janela da Itália de transferências internacionais, 3 de janeiro, as documentações de Gilberto e Jadson foram enviadas para os respectivos clubes na Europa. Quando estes documentos retornarem, o Tricolor poderá confirmar as contratações. A expectativa é que tudo se conclua até este fim de semana.

O Fluminense terá que aguardar até o dia 10, quando se abrirá a janela brasileira para transferências internacionais, para regularizar os jogadores. Um possível atraso no retorno da documentação não impedirá Gilberto e Jadson de atuarem pela equipe tricolor no Torneio da Florida Cup nos dias 12 e 15 de janeiro. nos Estados Unidos, por se tratar de um evento amistoso. Caso o trâmite se prolongue, porém, há risco de os jogadores não serem inscritos a tempo da estreia do Fluminense no Campeonato Carioca, dia 17 de janeiro, contra o Boavista.



VEJA AINDA:

+ A avalanche de preocupações do Flu

+ Portal revela detalhes de conversa entre a diretoria do Flu e Scarpa pouco antes da reapresentação

+ Rival carioca monitora situação de Gustavo Scarpa no Flu

+ Atacante dispensado pelo Flu acerta com novo clube

Por Explosão Tricolor / Foto: Divulgação / Fluminense FC

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com