Mais uma atuação preocupante do Fluminense




Samuel Xavier (FOTO: LEONARDO BRASIL / FLUMINENSE F.C.)

Mais uma atuação preocupante do Fluminense (por Lindinor Larangeira)

Mesmo com mais um atuação preocupante, o Fluminense venceu o Unión Española, na noite de ontem, no Maracanã.

O time não demonstra qualquer evolução no aspecto tático, em organização coletiva e alguns jogadores têm irritado bastante a torcida.

Renato Gaúcho, ao montar um banco de reservas sem alternativas de lateral-direito, primeiro volante e centroavante, já cometia um grave equívoco antes da bola rolar. E o que é pior: depois do apito final, na coletiva, disse que a opção para o comando de ataque era Renato Augusto, “que vem treinando na posição”. Durma-se com um barulho desses…

Outra questão é a fragilidade do esquema 4-3-3. O que ficou claro, principalmente no segundo tempo, quando mesmo com um a menos, o adversário teve muitos momentos de conforto e espaço para tocar a bola e chegar algumas vezes ao gol de Fábio. 

Com Ganso em campo e dois volantes de pouca pegada, o time tem dificuldade de controlar o jogo, mesmo contra equipes bem inferiores, como o adversário de ontem.

Já está passando da hora de mudar para o 4-4-2, com duas linhas compactadas e Ganso jogando no último terço do campo.

O time venceu, depende apenas de suas forças para garantir o primeiro lugar no grupo, mas a noite de ontem apenas refletiu o péssimo planejamento. Ou pior, o descaso com a competição. Se tivesse levado a Sul Americana com mais seriedade, o Fluminense teria garantido a classificação direta ontem, e aí sim, poderia ter poupado o time.

Sobre o jogo, primeiro tempo muito ruim, com o péssimo Everaldo desperdiçando um pênalti, infração igual a tantas outras sofridas por Arias no Brasileirão e não marcadas.

Segunda etapa facilitada pelo gol rápido de Keno, destaque da partida, juntamente, como sempre, com Arias. Lampejos de um Ganso ainda fora do ritmo ideal. Outra atuação segura de Fuentes e um jogo bastante tranquilo de Samuel Xavier. O lateral foi quase um ponta, tal a inoperância ofensiva dos chilenos e acabou premiado com o gol do alívio.

Freytes segue muito mal. Nervoso, errando passes simples e poderia ir para o banco, até para ser preservado e poupar os nervos da torcida. 

Everaldo? Alguém quer comentar? Em relação a ele, cabe uma pergunta: quem foi o (i) responsável pela contratação desse jogador? O scout? O Mário? O Angioni? Todas as anteriores?

Falando em Mário e Angioni, será que esses senhores não enxergam o óbvio? O elenco carece de reforços e não de refugos, como Marcelo Lomba e Vitinho.

Um lateral-direito, um primeiro volante, um meia criativo e um centroavante. Pelo menos isso, senhor presidente. Ou pagaremos um mico gigantesco na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Além de termos uma temporada de tropeços.

Domingo é contra um adversário em crise. Medo…

PS: Fora Angioni!