MP do Futebol é sancionada por Dilma Rousseff e clubes terão que andar na linha




Nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff sancionou a MP do Futebol, que agora passa a ser lei. A MP 671 ou MP do Futebol, trata do refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com a União, em troca de novas regras de gestão, incluindo o chamado “fair play” financeiro, que prevê o rebaixamento de inadimplentes.

Os clubes que aderirem ao Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (PROFUT) poderão parcelar suas dívidas em até 240 vezes, contando com redução de 70% das multas, de 40% dos juros e de 100% dos encargos legais. Os clubes se comprometem a reduzir o déficit para 10% da receita anual a partir de 2017, e 5% a partir de 2019.

Para permanecer no programa, os clubes devem cumprir com uma série de contrapartidas: clubes não poderão mais antecipar receitas, como os direitos de televisão, previstas para depois do término da gestão vigente (exceto um limite de 30% para reduzir a dívida), e só poderão usar 80% de suas receitas para o pagamento da folha salarial de atletas do futebol.

Definitivamente, a MP do futebol chega para moralizar o futebol brasileiro. As gestões dos clubes terão que andar na linha e usar a política de total transparência para que as instituições não sejam penalizadas. Os sócios dos clubes terão um papel fundamental neste novo processo, ou seja, fiscalizar de verdade tudo que ocorrer dentro do clube.

Por Explosão Tricolor / Fonte: GloboEsporte.com / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR