Não teve luto no Fluminense?




Olá, amigos! Me surpreendeu a falta de indignação da torcida com nossa eliminação. Nossa torcida sempre foi muito exigente com o time, mas nesse caso o Fluminense perdeu e praticamente nada aconteceu. A conquista da Primeira Liga foi muito importante para o clube, sendo uma competição interestadual e propulsora da mudança no futebol brasileiro. Porém nenhuma eliminação pode ser tratada com tamanha indiferença.

Na minha infância fui ensinado a dar muito valor ao Cariocão. Éramos o clube com o maior número de títulos da competição. Nosso apego pela competição foi sendo esvaziado, Fluminense foi ultrapassado em número de títulos pelo Flamengo, e hoje em dia nenhum tricolor parece ligar mais para o torneio. Para criar crise nas Laranjeiras ele serviu muito bem.

Porém, mesmo quem não vê importância no campeonato, deveria dar importância ao rendimento do time. Fluminense não ganhou nenhum clássico. Foi anulado assustadoramente pelo Botafogo no último domingo, que adiantou mais uma vez suas linhas de marcação e sufocou o Fluminense. Os últimos minutos foram um sofrimento para os tricolores. Estávamos com um jogador a mais, precisando fazer um gol e quem ficou com a bola foi o Botafogo.

Meu medo é que essa passividade da nossa torcida acomode os responsáveis pelo time. O Fluminense a meu ver, do jeito que está, não é candidato ao título. Elenco que não tem alternativas de qualidade e o time que faz o arroz com feijão. Típico de meio de tabela. Precisamos de um volante, um meia-atacante e um lateral-esquerdo. Que cheguem e joguem.

Além disso, é preciso um diferencial. O futebol brasileiro é muito nivelado. Tite tinha no seu Corinthians do ano passado um diferencial técnico no meio de campo (Jadson e Renato Augusto) que o possibilitou ser campeão brasileiro. Fluminense de 2012 tinha Wellington Nem e Fred destruindo.

Agora temos uma normalidade que não contrasta com a esperança que depositamos nesse elenco. A conferir.

Tabelinha:

1- Depois de inúmeras polêmicas em que nos acusam de “tapetão”, eis que surge dentro do clube uma maldita ideia de mudar a regra do jogo para beneficiar um possível candidato. Não façam isso!

2- Vou ser bombardeado, mas aceitaria uma troca com o Palmeiras envolvendo Gum e Fred. Acho que Fred, embora tenha feito as pazes com Levir, ainda tem uma certa incompatibilidade com a nova forma de jogar do time. Arouca e Luan cairiam bem no Flu.

3- Marquinhos Pedroso, do Figueirense, é outro que cairia bem.

4- Gustavo Scarpa craque da Primeira Liga. Emblemático. Meia que mistura técnica e raça. Tem tudo para fazer um grande Brasileirão.

5- Samuel, Igor Julião e Ayrton de volta ao elenco. Espero que não fiquem até o final do ano sem oportunidades.

6- Wagner revelando um grande carinho pelo Fluminense é muito legal. Queria ver um certo meia da época dele fazendo o mesmo. Pra não ficar com a impressão de que foi em vão o nosso amor.

Ruan Veiga / Explosão Tricolor