O grande responsável






Eu sei que o Fernando Diniz tem uma legião de fãs que não aceitam críticas, mas não tenho medo de dizer: ele foi o grande responsável pela eliminação do Fluminense para o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Não estou sendo oportunista ao dizer isso. É um fato.

A começar pela escalação. Novamente insistiu em jogadores “água de salsicha” como Lima e Martinelli, que pouco acrescentam ao time.

Manteve uma formação que deixa a equipe sem força ofensiva, com Germán Cano completamente isolado e sem um companheiro de ataque. O artilheiro tricolor não recebeu nenhuma bola em condições de finalizar.

No segundo tempo, fez uma “invencionice” ao posicionar o meia Gabriel Pirani como lateral-esquerdo. Demorou demais para mexer no setor ofensivo. Já no fim da partida, encheu o time de atacantes e deixou a defesa exposta para sofrer o segundo gol. Para fechar com “chave de ouro”, colocou o André como zagueiro. Até quando vai insistir nisso?

Taticamente, demonstrou pouca versatilidade e variação de jogo. Insistiu na bizarrice de manter o time jogando apenas pelo lado direito do campo durante a maior parte do jogo. Ficou muito fácil para a defesa do Flamengo.

A verdade é que o Fluminense foi uma grande decepção no confronto com o Rubro-Negro. Não criou uma chance clara de gol em 180 minutos. O torcedor tricolor esperava e merecia muito mais.

Também não acho justo se escorar nos desfalques para justificar a eliminação. O Fernando Diniz não buscou alternativas. Foi pouco criativo na escolha dos substitutos.

Já são cinco jogos sem vitórias e sem marcar gols, mas tem gente que não está preocupada e acha cedo para fazer esse tipo de avaliação como a minha. Eu discordo, o Fluminense vem demonstrando uma padrão de atuações ruins e o estilo de jogo parece saturado. Espero estar enganado.

Por fim, só quero ver se o Fernando Diniz vai manter a mesma arrogância em sua entrevista coletiva pós-jogo. Confesso que vinha me incomodando bastante com a postura dele quando questionado sobre escolhas como Felipe Melo, Gabriel Pirani, Thiago Santos e outros. A impressão é que só ele tem razão e está sempre certo.

Por Leandro Alves



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com