O mês de agosto do Fluminense




FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

O mês de agosto do Fluminense (por Vinicius Toledo)

Fala, galera tricolor! E o mês agosto do Fluminense? Logo de cara, uma informação: serão oito jogos no período de 1 a 24 de agosto (veja a agenda no final do texto). Quatro jogos pelo Brasileirão, dois pela Copa do Brasil e outros dois pela Conmebol Libertadores. Como encarar essa agenda pesada?

Primeiramente, a gestão de futebol e a comissão técnica precisam estabelecer prioridades e definir estratégias. A torcida também terá importante papel nesse processo. Paciência com algumas possíveis decisões impopulares do técnico Mano Menezes. Exemplo? Poupar o Thiago Silva ou alguém realmente acredita que dê para colocar o monstro para jogar de três em três dias? Na verdade, a maioria não aguenta esse calendário insano.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

É óbvio que o Fluminense não vai admitir publicamente, mas não é difícil imaginar que, internamente, a  prioridade é o Brasileirão e uma das Copas. Pensamento errado? Não. Nem os elencos do Flamengo e do Palmeiras aguentam disputar três frentes pesadas. Em 2023, por exemplo, eu não tenho dúvida de que a eliminação na Copa do Brasil foi benéfica em todos os sentidos, pois deixou o Tricolor totalmente focado na Libertadores.

De qualquer forma, o técnico Mano Menezes terá que rodar o elenco em agosto, pois os oito jogos serão extremamente decisivos e exigirão muito dos jogadores. A pressão será ainda maior por conta da situação do Brasileirão, mas se a comissão técnica, elenco e gestão se fecharem internamente no propósito, a caminhada ficará mais fácil.

O balanço do início de trabalho do Mano Menezes é muito positivo. Além do excelente aproveitamento de 61,1%, o time apresenta sinais claros de evolução. A marcação melhorou bastante, inclusive, o time passou a interromper contra-ataques com faltas táticas. O Fábio quase não suja mais o seu uniforme! Para completar, o Thiago Silva chegou para arrumar a defesa. Com a defesa arrumada e a marcação funcionando melhor, o Fluminense voltou a ser um time competitivo.

É claro que ainda precisa melhorar, mas a esperança de dias melhores está de volta, com base no que foi apresentado até aqui. É isso, galera. A luta continua e que o agosto do Fluminense seja de grandes vitórias.

Forte abraço e ST

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)


Agenda do Fluminense

  • Juventude x Fluminense – 01/08 (quinta-feira), às 19h – Alfredo Jaconi – Copa do Brasil
  • Fluminense x Bahia – 04/08 (domingo), às 16h – Maracanã – Campeonato Brasileiro
  • Fluminense x Juventude – 07/08 (quarta-feira), às 21h30 – Maracanã – Copa do Brasil
  • Vasco x Fluminense – 10/08 (sábado), às 21h30 – Nilton Santos – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio x Fluminense – 13/08 (terça-feira), às 19h – Couto Pereira  – Conmebol Libertadores
  • Fluminense x C0rinthians – 17/08 (sábado), às 21h – Maracanã – Campeonato Brasileiro
  • Fluminense x Grêmio – 20/08 (terça-feira), às 19h – Maracanã  – Conmebol Libertadores
  • Atlético-MG x Fluminense – 24/08 (sábado), às 21h – Arena MRV – Campeonato Brasileiro