Os dois lados de uma moeda chamada Fluminense




Em uma análise feita em cima dos jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Carioca é fácil reparar que há uma absurda diferença de aproveitamento quando o tricolor joga dentro do Maracanã e fora dele.

Ao todo, o Fluminense já jogou 38 partidas por essas 3 competições somando 70 pontos (interpretando-se que jogos de mata-mata também valem a pontuação normal dentro das regras gerais das competições), um aproveitamento geral de 61,4%.

Para uma analise geral e fria, esse aproveitamento é bastante aceitável. Porém, se desmembrarmos em aproveitamento dentro do Maracanã e fora dele veremos que “existem dois Fluminenses diferentes”.

No Maracanã, o Fluminense disputou 19 jogos, saiu vitorioso em 14 oportunidades, 3 jogos terminaram empatados e derrotas foram apenas duas. Um INCRÍVEL aproveitamento de 78,95%. Definitivamente, esse ano, o Maraca é tricolor!

No Brasileirão, foram 11 jogos, apenas uma derrota, 2 empates e 8 vitórias. Um MARAVILHOSO aproveitamento de 78,79%.

A parte triste da história vem agora: Jogando fora do Maracanã, o Fluminense saiu derrotado em 10 oportunidades, em 8 conseguimos a vitória e em apenas uma conseguimos sair com o empate. Um TERRÍVEL aproveitamento de 43,86%.

Das 8 vitórias conquistadas fora do Maracanã, 6 foram no Campeonato Carioca onde enfrentamos times de menor porte e com maioria de torcida em nosso favor. No Brasileirão, foram apenas 2 vitórias, 1 empate e 6 DERROTAS. Um INACEITAVEL aproveitamento de 25,93%.

Se fizermos uma simples comparação apenas com os aproveitamentos do Campeonato Brasileiro chegaremos a seguinte conclusão: Enquanto nosso aproveitamento no Maracanã nos deixaria em 1º lugar¹ isolados, nosso aproveitamento fora do Maracanã nos faria brigar pela lanterna junto ao Vasco².

Realidade mesmo é que precisaremos melhorar e muito se quisermos continuar brigando pelo G4 no Brasileirão ou se quisermos avançar de fase na Copa do Brasil. Os jogos fora de casa são tão importantes como os dentro de casa e nossa cota de derrotas já foi estourada há muito tempo.

Obs:

  1.  Aproveitamento do Corinthians no Campeonato Brasileiro é de 71,7%;
  2.  Aproveitamento do Vasco no Campeonato Brasileiro é de 21,7%;