Passado, presente e futuro do Fluminense




FOTO DE LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC

Passado, presente e futuro do Fluminense (por Vinicius Toledo)

O Fluminense está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores. Detalhe: com uma rodada de antecedência e primeira colocação garantida. É bem verdade que o futebol online do time ainda não convenceu. Também é verdade que a chave era bem acessível.

De qualquer forma, o importante é que o atual campeão da América avançou. A Libertadores começa pra valer no mata-mata. A partida de ida das oitavas será disputada na semana do dia 14 de agosto, ou seja, daqui a quase três meses. Tempo suficiente para se ajeitar em todos os sentidos e, principalmente, formar um time forte para tentar o bicampeonato continental.

A chegada do Thiago Silva será de extrema importância. Além da qualidade técnica gigantesca, ele será um “treinador” dentro de campo. Desde novo, o monstro sempre orientava a defesa em muitos aspectos. Não tenho dúvida alguma em afirmar que ele contribuirá bastante nesse sentido.

E a vitória sobre o Cerro Porteño? A atuação não foi a dos sonhos, mas o time apresentou bons momentos. Alexsander teve mais uma boa atuação, mas faltou maldade no lance do gol paraguaio. Faz parte. Fica o aprendizado. O posicionamento do Ganso na segunda etapa merece ser destacado, pois fez a diferença: expulsou um adversário e fez o gol da vitória. Méritos do maestro e também do Diniz. De uma forma geral, o Fluminense foi superior. Teve mais posse de bola, finalizou muito mais vezes, etc…

Já o Cerro Porteño dificultou em alguns momentos. Como? Com a terrível marcação alta. Pois é, esse é o grande problema que o Fernando Diniz precisa resolver para a sequência da temporada. Além disso, o time passou aperto na questão da recomposição, em especial, pelo lado esquerdo. A defesa ficou exposta em alguns contra-ataques. Justiça seja feita: o Antônio Carlos teve uma boa atuação.

Ainda falta convencer, mas a classificação está garantida. Nos próximos três meses, o Fluminense terá tempo suficiente para se ajeitar, inclusive, estabelecer prioridades. Sim, é necessário estabelecer prioridades. E aí, sou obrigado a falar abertamente o seguinte: não dá para abraçar três competições pesadas.

O Brasileirão é obrigação para qualquer clube. Sendo assim, sobram a Libertadores e a Copa do Brasil. Em 2023, não tenho dúvida alguma de que a eliminação nas oitavas da Copa do Brasil foi fundamental para a sobrevivência do Fluminense na Libertadores. Impossível não enxergar isso, considerando todo o contexto envolvido (parte mental, física, técnica, lesões, cobranças, etc…).

É isso.

A luta continua.

Forte abraço e ST

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!