Perspectivas do Fluminense no Campeonato Brasileiro 2021




FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.



A bola vai rolar para o início do Campeonato Brasileiro 2021! O que esperar do Fluminense? Primeiramente, no mínimo, que repita a campanha da edição anterior. Inclusive, acredito que o elenco esteja mais encorpado para encarar a competição mais importante do futebol brasileiro. As contratações realizadas até aqui podem até não ter sido tão badaladas, mas foram o suficiente para aumentar o nível de competitividade da equipe. Já os garotos que subiram da base, em especial, Kayky, Gabriel Teixeira e John Kennedy, representam um conjunto de fatores que certamente darão algo a mais para o time.

Apesar da boa campanha na Copa Libertadores, o Roger Machado ainda está devendo sob o ponto de vista tático, pois o atual Fluminense tem totais condições de apresentar um desempenho muito melhor. Essa cobrança é muito válida, pois, no final das contas, se um time apresenta um melhor desempenho durante os jogos, consequentemente, ele se aproxima mais das vitórias. Sigo achando, por exemplo, que a formação com três atacantes desequilibra o time. Contra o River Plate, as entradas de Gabriel Teixeira e Caio Paulista até deram outra cara ao time, mas sendo bem honesto, confesso que é justo considerar o estado físico de alguns jogadores argentinos por conta do surto de Covid-19.

Em termos individuais, a lateral-esquerda segue sendo o grande problema do elenco. Infelizmente, Egídio e Danilo Barcelos não passam confiança alguma. No caso do primeiro, até acho que poderia render algo interessante como ala através de uma formação com três zagueiros, pois ele ainda tem alguma força no apoio. De qualquer forma, a diretoria precisa contratar um lateral-esquerdo. Há também o Jefté, mas pode ser que estejam segurando o garoto para o segundo semestre ou até mesmo para 2022. O mesmo raciocínio se aplica ao atacante Matheus Martins, que é outro grande talento da base.

Por falar no 3-5-2, o Roger Machado já saiu em defesa do referido esquema em algumas entrevistas recentes. Considerando o atual elenco do Fluminense, não acho que seja uma má ideia testar essa formação.

Para encerrar, a estreia no Brasileirão, contra o São Paulo, em pleno Morumbi, promete ser bastante dura. O duelo desperta até uma dúvida sobre como a formação do Roger Machado com três atacantes se comportará diante de um adversário que vem apresentando grande consistência tática com três zagueiros.

Independentemente do resultado final, só espero que o Fluminense seja Fluminense, ou seja, entre com uma postura corajosa e sem medo de ser feliz. Que a rapaziada inicie a jornada com o pé direito!

Observações

– Sem Fred, Abel Hernández deve comandar o ataque no Morumbi. Tenho gostado do futebol do uruguaio, que não é extraclasse, mas que apresenta boa noção de posicionamento e força física.

– Excelente oportunidade para o Samuel Xavier mostrar que realmente pode ser titular da lateral-direita.

– Com um trio de ataque mais rápido, teoricamente, Nenê terá sua vida facilitada na hora de distribuir o jogo.

– Siga-me no Twitter através do perfil @ViniFLU18 (Clique aqui)

Pedido!

Clique aqui e realize a sua inscrição no nosso canal do YouTube!

Forte abraço e ST!

Vinicius Toledo