Raio X dos jogos de volta das oitavas de final da Copa Betano do Brasil 2023




Copa Betano do Brasil



Copa Betano do Brasil

Confira o raio X montado pelo jornalista Marco Condez, do portal ge, sobre as partidas de volta das oitavas de final da Copa Betano do Brasil:

Cruzeiro X Grêmio

O primeiro confronto entre Cruzeiro e Grêmio foi equilibrado e terminou com apenas um gol para cada lado. Acredito que o Grêmio perdeu a oportunidade de ser mais ofensivo, por estar jogando em casa e por ter estilo mais técnico. O time gaúcho não está totalmente equilibrado coletivamente e mostra dependência de atuações individuais de seus principais atletas.

Por isso, no jogo de volta, acredito que o Cruzeiro tem leve vantagem por estar jogando próximo de sua torcida e estar apresentando estilo hibrido, que consegue se moldar às características impostas pelo adversário. O time mineiro está surpreendendo a todos com a rápida adaptação ao estilo do treinador português Pêpa e consegue transitar entre as diferentes plataformas táticas. O Cruzeiro está demonstrando facilidade para atingir o protagonismo de uma partida com troca de passes, como também, utilizando linhas baixas, sendo eminentemente reativo.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Flamengo X Fluminense

A partida entre Flamengo e Fluminense, não possui favorito destacado, uma vez que trata-se de clássico carioca e ambos vivem momentos instáveis em recorte recente de atuações. Flamengo dominou o primeiro jogo, mas foi pouco contundente como salienta seu técnico Jorge Sampaoli e não marcou gols. O Fluminense jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos e apesar de conseguir segurar o ímpeto do Flamengo também não marcou gols.

O Fluminense está sofrendo com desfalques que são imprescindíveis para que o esquema do técnico Fernando Diniz funcione harmonicamente. Já, o Flamengo não está conseguindo perfeito entrosamento com o novo técnico Jorge Sampaoli, apresentando dificuldades para ter atuações à altura da qualidade do elenco que possui.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Bahia X Santos

No primeiro jogo o Bahia foi amplamente dominante, com o goleiro do Santos, João Paulo, sendo o maior responsável pelo empate sem gols.

O segundo confronto tende a ser mais físico e taticamente menos elaborado, mas nem por isso menos disputado, pois nenhum dos times navegam em águas tranquilas na temporada. Estão precisando apresentar atuações mais convincentes, para mudar o atual padrão, oscilante.

Ambos tem sérias dificuldades de se impor em campo e optam por desenvolver jogo mais reativo, com a diferença de que o Bahia tende a ser mais controlador. No Santos, a situação é mais difícil, pois o técnico Odair Hellmann, não tem peças de qualidade para produzir estilo coletivamente elaborado e eficiente. Por outro lado, o Bahia, ainda, não tem conseguido colocar em prática a proposta do técnico Renato Paiva, de utilizar estilo propositivo, ou seja, dominar o adversário com a posse de bola, pois por ser SAF tem a tendência a seguir o mesmo estilo do time matriz, que no caso é o Manchester City.

Os demais confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2023 trazem vantagem conseguida no primeiro jogo, mas nem por isso estão definidos.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Corinthians X Atlético-MG

No primeiro jogo o Corinthians foi amplamente dominado, apresentando postura excessivamente conservadora. Até conseguiu segurar o ímpeto do Atlético-MG no primeiro tempo, mas sucumbiu diante do volume de jogo que o Galo mostrou. A vitória do Atlético-MG por 2 a 0 ficou barata diante da inoperância ofensiva do Corinthians.

A vitória do Corinthians sobre o Fluminense, pelo Brasileirão, pode trazer alento à equipe que estava totalmente desorganizada, apesar dos esforços de seu novo técnico Vanderlei Luxemburgo e poderá trazer a campo um Timão mais eficiente, principalmente se Renato Augusto estiver em melhor condição física.

O Galo conta com a vantagem de dois gols, podendo até perder o segundo confronto por 1 gol. Se mantiver a constância das últimas atuações, que tem mostrado menor instabilidade do trabalho de seu técnico Eduardo Coudet, provavelmente não terá dificuldades para obter a classificação.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

São Paulo X Sport

O resultado obtido pelo São Paulo, na Ilha do Retiro, em Recife deve ser valorizado, pois vencer o Sport em casa não é nada fácil. A vantagem do Tricolor Paulista, de dois gols, ratifica a constância do trabalho do técnico Dorival Júnior, que soma invencibilidade de 11 jogos e lhe dá o favoritismo para permanecer na Copa do Brasil.

O Sport, que disputa a série B do Campeonato Brasileiro, tem a difícil missão de corrigir os erros cometidos no primeiro jogo e se apresentar de forma equilibrada procurando ser seguro defensivamente e criativo no terço final do campo.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Internacional X América-MG

A vantagem de dois gols obtida pelo América-MG no primeiro confronto traz caráter de dificuldade para o Internacional, mesmo com a aparente recuperação de o time gaúcho tem apresentado nos últimos dois jogos. O fato do Inter ter melhor rendimento quando joga em casa poderá fazer a diferença a seu favor.

O América-MG, surpreendentemente após a perda do estadual, teve queda vertiginosa de rendimento, o que o coloca na 19ª posição no Brasileirão, com apenas uma vitória e um empate em oito rodadas. Nenhum time quer ser derrotado, mas acredito que para o América-MG seria melhor focar totalmente no Campeonato Brasileiro e tentar se livrar do rebaixamento.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Botafogo X Athletico-PR

O primeiro jogo trouxe a vitória do Athletico-PR por 3 a 2. O Botafogo dominou amplamente o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, mas o time paranaense alterou radicalmente o roteiro da partida sendo mais incisivo e virando o placar.

A classificação para as quartas de final está totalmente aberta, pois as duas equipes mostraram bom nível técnico e tático. O Botafogo está em excelente fase no Brasileirão, permanecendo na liderança isolada. Tem mostrado constância de seu esquema tático, independente do elenco que vai a campo e também, consegue alterar a postura tática no decorrer da partida, poupando seus atletas quando o resultado lhe é favorável.

Mas, o Athletico-PR é adversário difícil de ser abatido, apesar de ter postura conservadora com Paulo Turra, o Furacão consegue ser objetivo e letal no terço final do campo.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Fortaleza X Palmeiras

Esse confronto é bom exemplo de como o resultado da primeira partida, condiciona as posturas do times para o jogo de volta. Se deixarmos de lado, a vantagem de 3 gols que o Palmeiras tem sobre o Fortaleza, esse segundo jogo da fase de oitavas de final tenderia a ser equilibrado, devido ao bom momento vivido pelas duas equipes e pela constância que os trabalhos de Abel Ferreira e Juan Vojvoda trazem à suas equipes.

Mas, a vitória do Palmeiras por 3 a 0 condiciona ao favoritismo amplo para o Verdão, até pela atuação irretocável e dominante que a equipe paulista teve frente ao Fortaleza, principalmente no primeiro tempo do jogo de ida.

A melhora no desempenho do Fortaleza no segundo tempo, mostra que o time cearense é fiel à sua identidade tática e tem capacidade para fazer atuação mais linear, porém tem adversário duro pela frente com vantagem segura na bagagem.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

VEJA AINDA:



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com