Ronaldinho Gaúcho poderá ser poupado




Ronaldinho Gaúcho poderá ser poupado
Ronaldinho Gaúcho poderá ser poupado

São três jogos de muita expectativa e pouco resultado prático. À exceção da construção da jogada do gol da vitória sobre o Grêmio, Ronaldinho Gaúcho teve atuações discretas nas derrotas para Avaí e Internacional. Não balançou a rede e destacou-se por cobranças de faltas e escanteios. No último confronto, aliás, foi substituído. O que revelou um desgaste do Ronaldinho Gaúcho com a sequência de partidas e a possibilidade de ser poupado no Brasileirão.

Ronaldinho Gaúcho sempre foi titular com Enderson. Na quarta-feira, no Beira-Rio, porém, saiu no segundo tempo. Soma, no total, 258 minutos em campo. Um número que até surpreendeu, afinal, treinou apenas uma semana antes da estreia e não teve pré-temporada depois de dois meses de férias – período após a saída do Querétaro, do México. A oscilação do Ronaldinho Gaúcho, de acordo com o treinador, tem a ver com a questão física:

– A gente tinha duas saídas para o Ronaldinho Gaúcho, que vinha de um período longo de inatividade. Ele vinha de sequência no Mexicano e não teve pré-temporada. Uma delas era só colocá-lo em jogo após boa preparação. Aí, teríamos dificuldades. Não poderíamos abrir mão dele. A outra era de que ele pudesse fazer de forma gradativa, buscando condicionamento durante os jogos. Ele busca a melhor condição. A gente sabe que é difícil pegar campeonato pela metade. Ele está se esforçando, se dedicando. Ele é genial, ele pode decidir um jogo. Estamos avaliando. É claro que, com essa sequência de jogos, um ou outro ele terá de ficar de fora.

Tal avaliação é feita rotineiramente. Por ora, não há, por exemplo, risco de lesão. E não se cogita tirá-lo da partida contra o Figueirense, domingo, no Maracanã. A preservação pode ocorrer na Copa do Brasil, especialmente no jogo da volta contra o Paysandu, em Belém, 26 de agosto, a depender do resultado da partida de ida. Até lá, serão três jogos em dez dias no Rio, em Joinville e em Belém.

– O que pesa é a sequência… quando tem jogo toda quarta e todo o domingo apresenta dificuldade de recuperação. Vamos avaliar – completou Enderson.

Em quinto, com 30 pontos, a delegação do Flu chega ao Rio no começo da tarde desta quinta. Quem atuou em Porto Alegre está liberado do treino. A reapresentação é na tarde de sexta-feira.

Fonte: Globoesporte / Foto: Nelson Perez/Fluminense

Explosão Tricolor