Saiba por que o Sindicato dos Atletas defende a continuação dos estaduais após a pandemia




Foto: Lucas Figueiredo / CBF



Sindicato dos Atletas defende que os campeonatos estaduais sejam concluídos após a paralisação

O Sindicato dos Atletas e a FENAPAF (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) defendem a continuação dos campeonatos estaduais após a pandemia do novo coronavírus. Há o receio de que os clubes não recebam a última parcela da TV Globo referente aos direitos de transmissão dos torneios e também que alguns jogadores de time menores fiquem sem receber o salário integral por tempo indeterminado.

Em entrevista ao portal “UOL Esporte”, Alfredo Sampaio, membro da FENAPAF e líder do SAFERJ (Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio Janeiro), explicou que seria um malefício o cancelamento dos campeonatos estaduais.

– Os estaduais se tornaram fonte de receita para muitas famílias, e todo mundo bate nos estaduais. Os Estaduais têm uma importância histórica muito grande. Não pode achar que, de uma hora para outra, é um campeonato sem valor. Tem muito clube de massa, como Santa Cruz, Remo, Botafogo talvez, que nunca mais vão gritar “campeão” na vida. Aqui vai se tornar uma Espanha. O principal motivo para a continuação do estadual é o mercado de trabalho. Temos 750 clubes no Brasil mais ou menos, e somente 200 têm um calendário anual. O mercado de trabalho que os estaduais geram é muito significante. Eu tenho atletas que jogam quatro, cinco meses no Estadual. Eles jogam aquilo ali e guardam para viver o resto do ano, até porque não há mercado para todo mundo. Todo mundo critica os estaduais e a relevância dele para o mercado da bola – explicou Alfredo Sampaio.

A princípio, no entanto, não há risco do fim dos estaduais sem a disputa dos jogos. Um dos fatores é a necessidade dos clubes, inclusive dos grandes, de receber a última parcela das cotas de televisão.

– O que está sendo discutido muito aqui é que o Estadual vai acabar jogado no campo. Não tem chance de ele ser interrompido, esquecido. Não há possibilidade de terminar o Estadual sem jogar. Isso é por causa do contrato com a Globo. A Globo suspendeu os pagamentos, a última parcela do Estadual, e isso é um impacto muito grande para os clubes. Deixar de receber uma parcela é muito significativo – finalizou.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: UOL Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com