Só quero mais 25 pontos!




Eu sei que o time é ruim; todo mundo sabe que o Léo não é lateral ou sequer jogador; o meio de campo só tem um armador no elenco inteiro (agora chegou o Danielzinho) e desde o início do Brasileirão todo mundo sonha com os 47 pontos que nos garantem na série A do ano que vem.

Mas confesso que acreditei que poderíamos mais! Ainda que o Fluminense tenha um time ruim que não vai disputar a ponta da tabela, eu sou tricolor e queria ver o meu time lá em cima; no alto da tabela, lutando para desbancar o Flamengo e retornar ao patamar de maior carioca do campeonato.

Infelizmente isso não será possível. Por vários motivos o time não tem gabarito ou estrutura para disputar o título ou até mesmo uma vaga na Libertadores. Pessimismo? Não, apenas encarando a nossa realidade diante de tantos fatos que comprovam que o Fluminense não consegue se agigantar na gestão Pedro Abad.

No jogo do último domingo a torcida teve mais uma prova de que não pode sonhar com nada superior ao que temos hoje. O time foi dominado pelo Bahia e o empate ficou ruim pra eles, já que tiveram melhores oportunidades de ganhar o jogo e deixar o Maracanã ainda mais distante da zona de rebaixamento.

Numa boa: só quero mais 25 pontos. Completamos os 47 e tchau! Tá ótimo! Não vou usar este espaço para gerar falsas expectativas na torcida e nem mesmo em mim. Depois desse empate com o Bahia, dentro de casa, está claro que o clube não possui condições de aspirar a nada. É garantir na primeira divisão e planejar 2019, com Pedro Abad e tudo mais.

E falo isso com um aperto maluco no coração. O jogo de quinta-feira diante do Defensor do Uruguai me deu a sensação de que poderia acreditar novamente. Crer que o Sornoza seria capaz de fazer novos golaços como o que fez no final do jogo; crer que a boa atuação seria uma tônica e cada vez mais a torcida abraçaria o time. Estava errado mais uma vez!

Na próxima rodada tem pedreira pela frente: o Internacional. Pra nossa sorte, o jogo é no Maraca e temos a chance de superar o atual terceiro colocado do Brasileirão, o que seria uma zebra, se considerarmos o atual estágio de evolução das coisas. Mas, lá no fundo, eu ainda acredito que podemos vencer.

Tudo bem que Pedro está voando em campo. O moleque tem jeito de centroavante, estilo de centroavante e está desenvolvendo físico de centroavante. Contudo, ele não nos salvará sempre e, uma hora, precisaremos dos demais jogadores do elenco para ganhar a partida, momento em que a briga fica inglória.

Acredito que além do time – que não é dos melhores – o Fluminense ainda tem outra luta em campo, que é acreditar que pode vencer. Parece que os jogadores não confiam no seu potencial. Não é muito, eu sei, mas a força do pensamento positivo e a vontade de ir além podem superar vários obstáculos na vida e nas quatro linhas. E isso não ocorre com o time.

Psicologicamente o time é a imagem e a semelhança do seu Presidente. Sem brio e determinação mostrada a cada aparição pública, Pedro Abad passa para os atletas a sensação de que não é possível alçar voos mais altos. A baixa autoestima do grupo, influenciada pela direção, reflete nos resultados, o que retira ainda mais o amor da torcida pelo clube.

E por falar em torcedor, é certo que ele também é influenciado pelo comportamento da diretoria e do time em campo. Se vence, o astral melhora e tudo flui naturalmente; se perde, é um Deus-nos-acuda! E se formos considerar o apático comportamento da diretoria, a torcida tem ainda mais razão para abandonar os estádios.

Até bem pouco tempo atrás eu adotava uma postura de cobrança com relação à pouca participação do torcedor na arquibancada. De uns tempos pra cá, porém, refletindo como o clube se comporta com seu maior patrimônio, que é exatamente a os tricolores de todos os cantos do país, passei a entender melhor essa relação. Afinal, quem acompanha gente com cara de derrotada? E é isso que vejo na Flusócio à frente do nosso Tricolor.

Enfim, só quero mais 25 pontos. Se isso acontecer, vou comemorar no final, lamentavelmente…

Ser Fluminense acima de tudo!

Evandro Ventura

Clique aqui para realizar sua inscrição no canal do Explosão Tricolor no YouTube!

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com