Tem que comemorar muito




Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.
Tem que comemorar muito (por Leandro Alves)

A torcida do Fluminense tem que comemorar muito a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro. Esse resultado pode ser determinante para a permanência do Tricolor na Série A do Brasileirão. Até mesmo pelos contornos dramáticos da partida.

Confesso que vi o Fluminense perdendo o jogo no primeiro tempo. O Tricolor teve um apagão defensivo de cerca de 20 minutos. O Cruzeiro teve tudo para sair na frente, mas não soube aproveitar. Foi a sorte do time comandado por Mano Menezes.

Felizmente, o Fluminense voltou melhor após o intervalo. O Tricolor já não cedeu tantos espaços e teve muito mais volume ofensivo. O gol da vitória, inclusive, surgiu em um momento de pressão da equipe das Laranjeiras.

Ainda assim, o goleiro Fábio teve participação decisiva ao evitar o gol de empate do Cruzeiro aos 34 minutos da etapa final. Um verdadeiro milagre do interminável paredão tricolor.

Enfim, o Fluminense escapou de uma situação que seria desastrosa e ganhou força na luta contra a degola. Uma derrota ontem representaria o quarto revés seguido e deixaria o Tricolor afundado no Z4. Ao invés disso, o Time das Laranjeiras saiu da zona de rebaixamento com a vitória sobre os mineiros.

Mais algumas observações sobre a partida desta quinta-feira:

– O Jhon Arias segue sendo o principal jogador do Fluminense na temporada. Após fazer um primeiro tempo discreto, o colombiano se transformou no segundo tempo e chamou a responsabilidade para garantir a vitória do Tricolor.

– Assim como o Arias, o Paulo Henrique Ganso também é impressionante. Aos 34 anos, o camisa 10 vive talvez o momento de maior regularidade da sua carreira. Ele está quase sempre jogando bem. É indispensável para o Fluminense.

– O Mano Menezes precisa entender a necessidade de rejuvenescer o time do Fluminense. Não dá mais para apostar em um jogador como 0 Manoel. Não tem mais velocidade para atuar em alto nível. Assim como o Marcelo não pode ser titular na lateral-esquerda. Ainda tem muita qualidade com a bola nos pés, mas deixa uma avenida na marcação.

– Espero que a pausa da Data FIFA sirva para o técnico Mano Menezes reorganizar o Fluminense. Apesar da vitória, o Tricolor não é nem sombra do time que chegou a emplacar quatro vitórias seguidas com Mano Menezes, principalmente do ponto de vista defensivo. O retorno do Thiago Silva com certeza vai ajudar nesse aspecto.