Tempo chuvoso auxilia na fase atual de construção do CT, afirma Pedro Antônio




Dizem que a sorte acompanha os competentes. Não sabemos o quanto te verdade existe nesse dito popular, mas podemos usa-lo perfeitamente para o atual momento de construção do CT. Em fase final de elevação e nivelamento do terreno, a chuva registrada nos últimos dias ajuda no controle do terreno, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. É simples: a água acomoda a areia e, por tabela, mostrará se há deslocamento na região aterrada. Esse entrosamento, entre o projeto e as condições climáticas, ajuda e muito.

Faltando 0,5m para a elevação ser concluída, o terreno passa por medições. Como a área é instável (planície baixa com vargens), há a possibilidade de eventuais problemas. É, por isso, que, depois de aterrada, está sendo erguida em 3,5m. E a chuva, agora, ajuda.

– Entramos em uma fase de medição para ver se o solo não está trabalhando. Essa chuva é importante. A água vai acomodando o terreno. Às vezes, por exemplo, se passa em uma rua e está tudo bem. Vem uma chuva e aparece um monte de buraco. Então, o mau tempo é positivo. Se descobre melhor o comportamento do solo – explica Pedro Antônio Ribeiro da Silva, vice de Projetos Especiais, responsável pela obra, que registra a evolução do trabalho em seu perfil no Instagram.

Por ora, nenhum deslocamento foi identificado. Tudo transcorre em ordem. O levantamento do solo tem previsão de término para o fim de setembro. Em até 10 de outubro, inclusive, as ruas laterais devem estar prontas. O que abrirá a fase de identificar, negociar e contratar a empresa que começará a fundação para a construção da estrutura física.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte / Foto: Reprodução Instagram