Três zagueiros, teimosia, salvador da pátria… Até quando?




Abel Braga (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



“Não vou abdicar dos três centrais, fomos campeões cariocas dessa maneira. Ficamos nove jogos sem sofrer gols. Não é por questão de esquema, não. Acho que no momento temos que ter consciência que devemos produção, não estamos tendo vibração, ser aquele time leve… Está faltando alguma coisa, vou tentar descobrir. Terça-feira é jogo contra time argentino, sabemos que é pegado. tem jogadores que vem numa sequência enorme, casos do Nino, do André. Vamos rever alguma coisa” – Abel Braga em entrevista concedida após a derrota para o Internacional.

Quer dizer que o fraquíssimo Campeonato Carioca virou argumento para o Abelão se defender? Isso é querer subestimar a inteligência do torcedor tricolor. Um afronta!

Sobre a manutenção do esquema com três zagueiros, uma pergunta: como é que o time vai funcionar com essa formação se não tem alas? Em 2005, Abel Braga adotou esse mesmo esquema, mas o time tinha dois alas que funcionavam muito bem: Gabriel e Juan. Treze anos depois, o técnico novamente resgatou o esquema com três zagueiros e os alas foram o Gilberto e Ayrton Lucas. O time não era bom, mas, na medida do possível, a dupla fez a parte dela.

Hoje, o elenco não possui jogadores com essas características. Na direita, Samuel Xavier não vinga de forma alguma. Já o Calegari não consegue uma regularidade (acho que é um jogador que tem totais condições de brigar por vaga no meio). Pela esquerda, Cris Silva até avança, mas na hora da última bola… não acerta nada! Pineida, que só tem a perna direita, é outro que deixa muito a desejar. Por último, o Marlon. Na minha visão, é o menos pior, porém, isso não significa muita coisa. É outro jogador que não vai ao fundo. Tem como dar certo?

Vejo muita gente torcendo pelo retorno do Felipe Melo, pois o esquema só funciona com a presença dele. É inegável que o veterano é importante. Além de proteger bem o sistema defensivo, ele distribui excelentes lançamentos. Porém, o pitbull não será o salvador da pátria.

Vamos ver até quando o Abel Braga seguirá com essa teimosia e falta de repertório para armar o Fluminense

Vinicius Toledo