Vamos acreditar… Isso aqui é Fluminense!




Isso aqui é Fluminense! (Por Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
Isso aqui é Fluminense! (Por Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
Isso aqui é Fluminense! (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

O Fluminense vive um bom momento, na verdade, podemos dizer que é o melhor de um ano para cá. Alguns problemas ainda existem e devem continuar sendo questionados de forma construtiva por quem respira o Fluminense durante 24 horas do dia. Faz parte do processo, desde que seja feito com responsabilidade, equilíbrio e honestidade.

Um ou outro “bobalhão” da vida, anda tentando tumultuar os bastidores do Fluminense. Apesar de boa parte da torcida não gostar de discutir política, acho importante passar algumas informações dos bastidores políticos do clube. Hoje, o Fluminense tem a “situação” rachada, uma “oposição” dividida em várias frentes e uma terceira via surgindo de forma equilibrada, construtiva e saudável com interesse em juntar forças e cabeças pensantes. Assim está o cenário político do Fluminense. Ontem me passaram um texto de um “indivíduo” que dá até pena. Fico me perguntando: qual o interesse do cara em querer tumultuar o ambiente? Está tudo na paz, pela primeira vez estamos vendo algumas correntes adversárias dialogando, mesmo que timidamente, mas já é um começo. O detalhe curioso é que a figura é da situação. Minha sugestão: menos babaquice, mais debate e um Fluminense unido em todos os sentidos.

Sobre o jogo contra a Chapecoense, não esperem moleza, mas também não achem que será um bicho de sete cabeças. Contra o Vasco, achei que o Fluminense deu azar, mas o fato de ter abandonado o estilo de jogo operário para partir pra dentro do rival, acabou fazendo a diferença no resultado final. Na minha visão, o grande problema naquele jogo foi o de não ter aproveitado a superioridade em campo, comprovada com um volume de jogo maior e muito mais chances de gols. Além disso, ao adotar uma intensa ofensividade, acabamos expondo a zaga. O sistema defensivo ficou bastante vulnerável. O segundo gol do Vasco foi a maior prova disso. Por mais que o Gum tenha dado mole, o atacante vascaíno não poderia ter tido a liberdade que teve de carregar a bola e fuzilar o Cavalieri. Ninguém mordeu o cara! Jean, Edson??? Tremendo mole!

Apesar da dificuldade, estou levando fé na vitória. Faltando cinco rodadas para o fechamento do primeiro turno, o Fluminense tem tudo para figurar entre os quatro primeiros. Curiosamente, a tabela colocou cinco clubes da região sul no nosso caminho (Chapecoense “fora”, Grêmio “casa”, Avaí “fora”, Internacional “fora” e Figueirense “casa”). Três jogos fora e dois em casa. Se conseguirmos 10/11 pontos, ficaremos bem na fita. É possível, muito possível. Basta manter o estilo operário de jogo com muita marcação, solidariedade, disciplina tática, organização e contra-ataque rápido. Com humildade chegaremos lá!

Vai com tudo, Fluminense!

EXPLOSIVAS DO GUERREIRO:

1 – A arquibancada da torcida de guerreiros grita: Marlon, Marlon, Marlon!!!

2 – Que o João de Deus ilumine o Breno Lopes. Só restou ele… Tem que reforçar, tem que reforçar a lateral esquerda. Quem avisa, amigo é…

3 – Tem torcedor que ainda fica discutindo as contratações do Ronaldinho Gaúcho e Cícero. Pelo amor de Deus! Galera, quem joga bola sempre terá vaga. E o Fluminense precisará de elenco para encarar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Menos fofocada e vamos acreditar.

4 – Espero que a grana do Kenedy e do Gerson não seja torrada de imediato. O discurso há pouco tempo era um, mas do nada, o Fluminense começou a contratar todo mundo. Aprovo as contratações, mas na questão financeira, vou confiar na austeridade tão comentada pelo presidente Peter Siemsen. Só para lembrar: estamos construindo um CT.  

5 – Roberto Horcades e Celso Barros numa chapa para a próxima eleição? Parei, parei…

6 – A contratação do Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro, será uma tremenda bola dentro. Só falta desinchar o departamento…  

7 – Um abraço para: Diego Friedl (o cara da foto), Guilherme Fontes (criador do Ser Fluminense), Rodrigo Souza (Agência FORTR3S), Leandro Alves (designer do Explosão Tricolor) e toda a equipe que rala muito para manter isso tudo aqui em pé. 

Saudações Tricolores

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor