Venda de Pedro: especulação ou notícia?




Quanto vale a nova joia tricolor?

Que jogo da garotada em Pernambuco! Vitória merecida! Melhor para Marcelo Oliveira e sua turma que conseguiu dar um bom padrão de jogo ao time e vem apostando em peças que se destacam mais agora que na época de Abel Braga. Basta ver o que o Matheus Alessandro está jogando…

Mas a notícia tricolor do momento foi a notícia de uma possível venda do atacante Pedro ao Valencia da Espanha. Segundo o jornalista da ESPN Jorge Nicola, o Fluminense pediu 12 milhões de euros para vender o artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Essa informação carece de uma verificação mais aprofundada. Não que o jornalista esteja mentindo, mas o silêncio da mídia espanhola pode ser um sinal de que a fonte de Nicola não está muito certa.

Os dois principais sites esportivos da cidade de Valência são o Nostre Sport e o Super Deporte. Inclusive eles mantêm contas ativas e bem movimentadas nas redes sociais, em especial no Twitter. E não há qualquer especulação no sentido de que a principal equipe da região, seis vezes campeã espanhola, tenha demonstrado interesse no atleta.

Não duvide: qualquer conversa do Valencia sobre Pedro logo seria objeto de ampla divulgação, ainda mais nos jornais locais. O atacante tricolor é um dos maiores destaques jovens em atuação no Brasil e a possibilidade de ir para o clube espanhol certamente seria notícia por lá.

Mas, além da mídia local, os três maiores jornais do país nada trazem quanto à possível negociação do atleta das Laranjeiras. Os sites Ás, Marca e Mundo Deportivo, os dois primeiros de Madrid e o último de Barcelona, não tocaram no assunto, apesar de dedicarem parte de suas páginas ao Valencia, até mesmo em razão da tradição do clube.

Para se ter uma ideia de como os jornais em Valencia e região se importam com as contratações, ainda que pequenas, no Twitter do Nostre Sport foi anunciada ontem a contratação, pelo Elche, pequeno clube local, de um jogador chamado “Chuca”, cuja origem pouca gente sabe, até mesmo os torcedores que comentavam a notícia na citada rede social.

Sim, eu sei que todo jornalista tem a sua fonte e nela tem que acreditar para dar a notícia. É só assim que consegue o tão sonhado “furo”, desejo maior dos profissionais da área. Mas, no caso de Pedro, nada confirma a informação de Jorge Nicola e é difícil acreditar que ele saberia disso antes mesmo da mídia de Valencia.

Porém, de uma coisa eu não tenho dúvida: Pedro é desejado pelos clubes europeus. Ele é o artilheiro do brasileiro, líder em assistência, carismático, novo (tem apenas 21 anos) e atua em uma posição de grande carência no futebol mundial. São motivos de sobra para que a turma da Europa fique de olho no moleque.

E, imaginando que chegue de fato uma proposta, a pergunta que fica é: quanto vale a nova joia tricolor?

Ainda me baseando nas informações de Nicola, ele disse que o Fluminense teria pedido 12 milhões de euros no jogador. Pra mim, é pouco; na verdade, muito pouco! Os números do jogador este ano e a possibilidade de se desenvolver cada vez mais o transformam em um valioso ativo das Laranjeiras. E isso tem que representar uma vantagem financeira para o clube.

Em razão da eterna falta de transparência na gestão de Pedro Abad, não é possível saber o valor da multa rescisória do atleta. Mas, por certo, ela deve ser bem superior aos 12 milhões informados por Nicola. Se essa for a pedida do Fluminense, estará comprovado mais uma vez que a atual administração é fraca e não consegue negociar bem os seus maiores valores.

Se isso for verdade, então está decretado que o Fluminense se tornou pequeno e basta oferecer qualquer grana que logo levam os nossos talentos. Lembremos que Richarlison foi vendido por 12,5 milhões de euros (algo em torno de R$ 46 milhões na época) e hoje vale perto de R$ 200 milhões.

Enfim, se a gestão fosse boa, manteria o atleta ou o venderia por um preço justo. No entanto, como competência não é a palavra de ordem em Álvaro Chaves, é possível que continuemos catando as migalhas da Europa e torcendo para que os jogadores sejam bem vendidos por lá pra sobrar alguma coisa pra cá. Lamentável!

Que Pedro permaneça entre nós! Se não for possível, que seja bem vendido e que o dinheiro seja empregado onde realmente interessa, que é a atividade de futebol. o resto, só se sobrar tempo.

Ser Fluminense acima de tudo!

Evandro Ventura

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com