Em entrevista, Mano Menezes fala sobre sequência de vitórias, crescimento defensivo, competições simultâneas e muito mais




Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.


Mano Menezes concedeu entrevista após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino

Após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na noite desta quarta-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, o técnico Mano Menezes concedeu entrevista e falou sobre a sequência de vitórias, crescimento defensivo, competições simultâneas e outros assuntos. Vejo todas as respostas do treinador:

Sequência de três vitórias consecutivas 

“A dificuldade já começa em você fazer três vitórias consecutivas no Brasileiro. Se você olhar na tabela, vai ver que raramente se encontra uma equipe hoje, até entre as primeiras colocadas, que façam isso. Então isso dá uma ideia do grau de dificuldade que é fazê-las, muito mais onde estamos na tabela. A pressão aumenta. Temos trabalhado bastante isso, nossos jogadores são de alta qualidade técnica e foram montados com essa ideia de conceito de jogo. Jogar nas circunstâncias que estamos requer outros comportamentos. A grande transformação da equipe nesse curto espaço de tempo está no comportamento. Aceitar um pouco, uma boa dose de humildade, saber que você tem que marcar, evitar que o adversário jogue. Se vier aqui e deixar jogar, você vai perder, porque o Bragantino é uma ótima equipe.

A equipe suportou bem, tem conseguido sustentar bem o grau de dificuldade. Hoje teve um pouquinho de sorte, porque a bola bateu no poste e saiu. Levamos os três pontos. Não podemos relaxar de maneira nenhuma, mas já começamos a confiar bastante em nós. Já não precisamos olhar tanto pro lado, pegar a bandeirinha dos outros para torcer nos jogos paralelos. Entendemos que fazendo a nossa parte, como estamos fazendo em termos de percentual e aproveitamento nos últimos jogos, vamos sair dessa situação.”

Competições simultâneas

“O Fluminense tem um bom elenco, na nossa avaliação, capaz de sustentar boas atuações. Todo mundo vai sofrer nesse mês, principalmente os que estão jogando as três competições. Tem que saber dosar e entender as prioridades, não abrir mão delas. Mas também não abrir mão das outras (competições), porque acredito que os jogadores que não estão jogando e vão entrar em determinados momentos vão estar preparados pra isso.”

Crescimento defensivo

“Já falamos bastante sobre isso. Respeito muito a opinião, mas não gosto de individualizar tanto porque não acredito nisso. Acredito no contrário: estruturar bem uma equipe primeiro, um sistema. Quando você estrutura bem, jogadores como o Thiago vão se sobressair, porque são acima da média.

Mas nós temos crescimento de Thiago Santos, que esteve tão bem quanto o Thiago (Silva) no jogo passado. De Diogo Barbosa, que estava oscilando e está mais firme. De Samuel Xavier, que voltou a ser o jogador que todo mundo diz que ele era. Só pra falar dos quatro da última linha. Tenho certeza que a partir daí, que é o que sempre me preocupo em oferecer aos jogadores que dirijo, uma ideia clara para que todos que entrem saibam se comportar. Não pode mudar a cada jogo, fazer algo sem sentido porque os que vão entrar vão sofrer muito. Acho que é nisso que a gente avançou bastante.”

Lesão de Marquinhos e retornos

“Hoje infelizmente perdemos o Marquinhos, talvez por um período. Mas tivemos a volta do Lima, que é um meia que pode acrescentar bastante. Manoel está de volta, confio muito nele, sei da capacidade. Logo, logo teremos o Felipe Melo, uma liderança importante. Marcelo esteve no último jogo e estamos dosando justamente por isso, para não perdê-lo nos momentos importantes. Também é um jogador de outro nível, acostumado a grandes decisões e dificuldades. É isso que vamos encaminhar para fazer.”

Importância de voltar a vencer

“Quando você não vence há bastante tempo, você fica muito com essa história na cabeça de que você tem que voltar a vencer. Eu defendo que, primeiro, você tem que parar de perder. Às vezes, olhando sempre pra vitória você esquece de pequenos detalhes, que um empate pode dar a confiança que todas as equipes precisam pra jogar futebol. A vitória trouxe o resto, adicionou um ingrediente importante à confiança. Eu diria que indispensável.”

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com