A polêmica da vez no Fluminense




Thiago Neves (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)



O possível retorno do meia Thiago Neves é a polêmica da vez no Fluminense. O tema ganhou força nas redes sociais após o presidente Mário Bittencourt reafirmar, em entrevista ao UOL Esporte, que vem conversando com o jogador sobre essa possibilidade. Diante de todo esse burburinho, resolvi emitir a minha opinião sobre o tema.

Afinal de contas, a volta de Thiago Neves ao Fluminense seria uma boa? Em quase todos os cenários, no meu ponto de vista, a resposta é não. Mas há algumas situações em que o retorno do armador pode ser interessante.

Se a diretoria tricolor pensa em contratá-lo com um contrato de um ano e com um salário acima de 100 mil reis, por exemplo, já teríamos algo danoso ao Fluminense. Isso porque o Thiago Neves, hoje, é uma incógnita. Não joga há mais de um ano e não foi bem em seus últimos dois clubes (Grêmio e Sport). Além disso, já tem os seus 37 anos de idade.

Por outro lado, se vier com um vínculo mais curto e um salário simbólico, como fez o Juninho Pernambucano no Vasco da Gama em 2013, pode até ser útil, ficando como uma opção para os minutos finais dos jogos.

A tendência, porém, é que ele retorne ao Fluminense para fazer apenas um jogo de despedida. Nesse caso, não vejo problema. Muito pelo contrário, seria uma homenagem válida e merecida.

Para concluir, concordo com a insatisfação e o temor de parte da torcida tricolor com relação à volta do Thiago Neves. Isso porque a contratação de veteranos em fim de carreira tem sido um tiro no pé. Basta ver os casos de Felipe Melo e Willian Bigode. De fato, a aquisição de jovens atletas tem que ser uma prioridade no Fluminense.

Leandro Alves