Libertadores 2023: saiba a situação de cada país




Libertadores



O fim da temporada do futebol na América do Sul define quais serão as equipes que disputarão os torneios continentais em 2023. Os clubes que terminam na ponta da tabela nos campeonatos nacionais garantem uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, mas outros times buscarão conquistar seu espaço a partir das fases preliminares.

Veja a situação das competições dos países associados à Conmebol e saiba quem já está classificado e quem ainda tem chance de disputar a pré-Libertadores do ano que vem. Confira:

Brasil

O futebol brasileiro classifica sete clubes para a Libertadores, sendo cinco com vaga direta para a fase de grupos e dois que disputarão a segunda fase preliminar. Além disso, o Flamengo foi o campeão do torneio em 2022 e já está garantido, aumentando o número de representantes do país para oito.

Palmeiras (campeão brasileiro), InternacionalFluminense Corinthians também estão com a passagem para a fase de grupos assegurada. Falta, portanto, a definição da vaga direta restante e a dos dois classificados para a pré-Libertadores.

No momento, o Athletico-PR, com 55 pontos, está ficando com a última vaga para a fase de grupos. Porém, o Furacão pode ser ultrapassado na 38ª rodada por Atlético-MG (55 pontos), Botafogo (53), América-MG (52) ou Fortaleza (52).

Os jogos de domingo (13) revelarão quem ficará com a vaga direta restante, enquanto os outros brigarão pelas outras duas vagas para a pré-Libertadores. Além deles, o São Paulo, com 51 pontos, ainda está vivo na disputa por um lugar na fase preliminar do principal torneio continental da América do Sul.

No final de semana, o América-MG receberá o Atlético-GO, enquanto o Galo enfrentará o Corinthians, fora de casa. Já o Fortaleza visita o Santos e o São Paulo encara o Goiás, enquanto Athletico-PR e Botafogo duelam entre si.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)



Argentina

O Campeonato Argentino já terminou e definiu as seis equipes do país que estarão no torneio no ano que vem. Boca Juniors, Racing, Patronato, River Plate e Argentinos Juniors conquistaram a vaga direta para a fase de grupos, enquanto o Huracán disputará a segunda fase preliminar da Libertadores de 2023.

Bolívia

O Campeonato Boliviano foi encerrado e a situação final já é conhecida. Bolívar e The Strongest se classificaram direto para a fase de grupos. O Always Ready, por sua vez, ficou com a vaga para a segunda fase preliminar, enquanto o Nacional de Potosí entrará na primeira fase da pré-Libertadores.

Chile

Assim como na Argentina, o Campeonato Chileno se encerrou e três classificados já são conhecidos. O Colo Colo e o Nublense, respectivamente campeão e vice, ficaram com a passagem direta para a fase de grupos. Já o Curicó Unido, terceiro colocado, entrará na segunda fase preliminar.

A outra vaga do país para a pré-Libertadores ficará para o campeão da Copa do Chile. Neste domingo (13), Unión Española e Deportes Magallanes duelarão pelo título e pela participação no torneio continental.

Colômbia

O Atlético Nacional, campeão do Torneio Apertura deste ano, terá uma das duas vagas colombianas para a fase de grupos da Libertadores 2023. O outro classificado direto será o vencedor do Torneio Finalización, que ainda está acontecendo.

A competição se encontra na segunda fase, com oito equipes restantes. Deportivo Pereira, Junior Barranquilla, Millonarios e Santa Fé estão no Grupo A, enquanto Águilas Doradas, América de Cali, Deportivo Pasto e Independiente Medellín duelam na chave B.

Quem se sagrar campeão do torneio conquistará a segunda vaga direta na Libertadores. A outra equipe que terminar com a melhor classificação na tabela agregada irá para a segunda fase da pré-Libertadores junto com o Millonarios, que venceu a Copa da Colômbia.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)



Equador

Barcelona e Aucas estão na final, preencheram as duas vagas diretas para o torneio e duelarão entre si para definir o campeão nacional. Vale lembrar que o Independiente del Valle, por ter conquistado o título da Sul-Americana de 2022, também representará o Equador na fase de Libertadores de 2023.

Além disso, a Universidad Católica ficou na melhor posição seguinte na tabela agregada e entrará na segunda fase da pré-Libertadores. A vaga restante, que permite ao clube disputar a primeira fase preliminar do torneio, ficou com o El Nacional pela sua campanha na Copa do Equador.

Paraguai

O Campeonato Paraguaio chegou à sua última rodada, que será disputada amanhã (12). O Libertad, campeão do Torneio Apertura, já tem uma vaga direta para a fase de grupos, e quem vai conquistando a outra é o Olimpia, na liderança do Clausura.

Com isso, quem está atualmente em posição para se classificar à segunda fase preliminar é o Cerro Porteño. O Nacional vem logo atrás e assegurou a vaga para disputar a primeira fase da pré-Libertadores.

Peru

Todos os quatro representantes paraguaios no principal torneio continental sul-americano de 2023 são conhecidos. Alianza Lima e Melgar entrarão direto na fase de grupos. O Sporting Cristal, por sua vez, disputatará a segunda fase preliminar, enquanto o Sport Huancayo começa na primeira fase da pré-Libertadores.

Uruguai

O Campeonato Uruguaio também já chegou ao fim, com o Nacional como campeão. A equipe garantiu a vaga direta na fase de grupos junto do Liverpool. Deportivo Maldonado ficou com a vaga para a segunda fase da pré-Libertadores, enquanto o Boston River disputará a primeira fase preliminar.

Venezuela

Por fim, os quatro representantes venezuelos também estão definidos. Metropolitanos e Monagas se classificaram direto para a fase de grupos. Já o Carabobo entrará na segunda fase de pré-Libertadores e o Zamora disputará a primeira fase preliminar.



Por Explosão Tricolor / Fonte: 90 min

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário