STJD toma decisão sobre árbitro escalado para apitar Atlético-MG x Fluminense




Foto: Cesar Greco / Palmeiras

STJD toma decisão sobre árbitro escalado para apitar Atlético-MG x Fluminense

O árbitro catarinense Ramon Abatti Abel está liberado para apitar a partida entre Atlético-MG x Fluminense, neste domingo, às 17h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 8ª rodada do Brasileirão. Isso porque o juiz teve uma suspensão de 15 dias convertida em advertência pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD.

Ramon Abatti Abel havia sido punido por não ter aplicado a regra dos oito segundos na reposição de bola do goleiro, no fim da partida entre Palmeiras e Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Ramon foi denunciado no Art. 259 § 2º do CBJD (deixar de observar as regras da modalidade), que prevê suspensão de 15 a 120 dias e/ou multa. O árbitro participou do julgamento e se defendeu, dizendo que, no momento, aconteceu uma “subdivisão de tomadas de decisões”.

– Há um cruzamento dentro da área, onde há dois jogadores, um do Palmeiras e outro do Botafogo, e há um contato. Com uma visão antecipada, já não olho mais para o cruzamento, olho para os dois jogadores, porque vejo uma possível situação de potencial pênalti ou de potencial falta de ataque. Aí tenho uma interpretação da regra de onde não houve contato.
– Durante o jogo inteirinho até esse momento eu fiz de forma perfeita a contagem. Como foi o primeiro jogo, não temos experiências de que vai ocorrer durante a partida, ou seja, de múltiplas decisões num lance só, de múltiplas tomadas de decisões. Um árbitro toma mais de 100, 150 decisões durante a partida.
– Se eu não me engano era 44, 45 minutos, e aconteceu essa subdivisão de tomadas de decisões. Foi onde aumentou a dificuldade, atrapalhou o árbitro naquele momento para cumprir todas elas ao mesmo tempo. Então, como foi o primeiro jogo do campeonato, a primeira utilização, também temos que nos adaptar às situações que vão ocorrer perante ao jogo e perante a múltiplas situações.

Pela nova regra, o goleiro tem até oito segundos para repor a bola, e o árbitro tem de iniciar a contagem nos últimos cinco segundos com os braços erguidos a cada segundo. Se o tempo estourar, é marcado escanteio para o adversário.

– Próximos jogos do Fluminense

  • Brasileirão: Atlético-MG x Fluminense – 11/05 (domingo), 17h30 – Arena MRV
  • Sul-Americana: Fluminense x Unión Española — 14/05 (quarta-feira), às 19h — Maracanã
  • Brasileirão: Juventude x Fluminense – 18/05 (domingo), às 16h – Alfredo Jaconi
  • Copa do Brasil: Aparecidense x Fluminense – 21/05 (quarta-feira), às 21h30 – Mané Garrincha
  • Brasileirão: Fluminense x Vasco – 24/05 (sábado), às 18h30 – Maracanã
  • Sul-Americana: Fluminense x Once Caldas – 29/05 (quinta-feira), às 21h30 – Maracanã
  • Brasileirão: Internacional x Fluminense – 01/06 (domingo), às 20h30 – Beira-Rio
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com