Coletiva completa de Mário Bittencourt: situação de Marcão, penhoras da venda de Pedro, campanha para aumentar sócios e muito mais




Foto: Lucas Merçon/FFC



Mário Bittencourt concedeu coletiva na tarde desta sexta-feira

Na tarde desta sexta-feira (25), o presidente Mário Bittencourt concedeu uma longa entrevista à imprensa no CT Carlos José Castilho, na Barra da Tijuca. O mandatário tricolor respondeu perguntas sobre diversos assuntos, tais como: negociações por renovações com jogadores, penhoras da venda de Pedro, campanha para aumentar sócios, gastos com os esportes olímpicos e situação de Marcão. Confira abaixo a íntegra da coletiva:

Negociações por renovações com jogadores

Mário Bittencourt: O planejamento de 2019 foi construído dentro das possibilidades do clube. Quase 50% do elenco é de contrato que se encerra ao final do ano. Isso gera dificuldade. Muitos atletas performaram e, obviamente, recebem proposta de fora. Não posso afirmar se algum acertou com outro clube. Estamos falando com todos. Mas isso depende também da nossa performance.

Situação de Marcão

Mário Bittencourt: Está normal. Ele está 100% mantido.

Penhoras da venda de Pedro

Mário Bittencourt: A gente recebeu uma penhora de R$ 7 milhões, de uma dívida oriunda da venda do Wellington Nem com o fisco federal. Além disso, tivemos outra penhora cível, essa da MPI, da venda do Gerson, que você falou. A venda é parcelada e a gente ainda tem recebíveis. A gente perdeu 65% da primeira parcela. A do Nem a gente tinha de integrar o pagamento para poder discutir a dívida. A da MPI a gente ainda está discutindo um acordo. A gente tem um plano de gestão. Quando se assume um clube, a gente ataca as emergências. Estamos tratando essas situações para poder implementar o plano de gestão que vai levar alguns anos.

Implementação do voto online para as eleições do clube

Mário Bittencourt: Posso antecipar: em que pese ter assumido o clube há quatro meses, posso dizer que orçamos o voto online. Ele está avançado. Temos de fazer a implementação perto de ser usado. Não tem motivo de pagar antes sem ter essa situação. A ideia é fazer alguns testes de votação online antes da eleição de 2022. Um teste pode ser a terceira camisa. Fizemos três cotações de empresas diferentes. Da contratação para implementar, leva 15 dias.

Projeto de reforma das Laranjeiras 

Mário Bittencourt: Não há condições financeiras de o clube investir um centavo na construção ou reforma de um estádio. Ainda temos de acabar o CT. O projeto deles prevê a captação de recursos. Esse grupo já se reuniu comigo e temos nova reunião no dia 6 de novembro. Além do grupo deles, montei uma comissão interna para avaliar a situação. Eu continuo apoiando o projeto. Mas entre apoiar e conseguir viabilizar é diferente. Não vou usar isso de maneira popularesca. Isso não será resolvido de forma rápida.

Campanha para aumentar sócios

Mário Bittencourt: Somos apenas 14 mil sócios, entre proprietários, contribuintes e da modalidade futebol. Isso é muito pouco para um clube da grandeza do Fluminense. A gente precisa quadruplicar isso. No mínimo. Tem clubes que faturam de 10 a 12 vezes mais do que a gente. Parabéns aos torcedores pela campanha. O clube agradece o movimento. Não tem nenhum salvador da pátria aqui. O Fluminense é maior do que todos e precisa de ajuda.

Gastos com os esportes olímpicos

Mário Bittencourt: Há profissionais que estão fazendo análise dos custos de todos os departamentos do clube. Não vou citar nomes e situações, mas identificamos algumas coisas mal computadas. Tem departamento do clube que usa a água e não paga, quem paga é outro departamento. Estamos identificando isso e depois vamos apresentar internamente quem terá de apertar o sapato e quem terá de buscar receitas. Eu posso afirmar que 90% da receita é do futebol, mas também 90% é gasto no futebol. Queremos implementar um modelo que independa das pessoas. Meu legado será deixar isso. O Fluminense tem de funcionar de forma automática.

Bônus antecipado da venda de João Pedro

Mário Bittencourt: Usamos o dinheiro para pagar salários. Os outros bônus que ele tem é para a próxima temporada, a ver o desempenho dele na Inglaterra.

Suposto interesse do Flamengo em Allan 

Mário Bittencourt: Eu acho que não tem nem sondagem. Ele não nos falou nada. Se o Flamengo tiver de fazer algo, tem de falar com o Liverpool. Ele está emprestado e digo que não tenho nada contra esse suposto movimento do Flamengo. O jogador não é nosso. Estamos conversando para ele ficar.

Futuro de Evanilson

Mário Bittencourt: Ele estava aqui na base. Ele já pode assinar um pré-contrato. Ele entende que deveria ter sido valorizado ou procurado no ano passado. Que o clube deveria ter um olhar diferente para ele. Temos informações da comissão técnica que começou bem, mas depois caiu. É normal. Queremos que ele fique, ele quer ficar. Na semana que vem, temos uma reunião para tentar decidir. Com a incorporação dele ao profissional. Pegamos isso no meio do caminho e estamos tentando resolver. O jogador é uma ótima pessoa, assim como os seus empresários.

Criação do portal da transparência

Mário Bittencourt: Estamos desenvolvendo ainda. O torcedor tem de entender que isso é uma ferramenta que ele terá acesso pelo site. Contratamos algumas empresas, que nos deram orçamento. Ele está sendo desenvolvido dentro das nossas dificuldades financeiras. Imaginamos que entraria no ar em outubro. Por conta do desenvolvimento, ele entrara no ar entre dezembro e janeiro. Todas as informações do clube são divulgadas no balanço. Os números são publicados ano a ano. A ideia do Portal da Transparência é ser mensal, para a gente dar ciência ao torcedor.

Dificuldades da gestão

Mário Bittencourt: As nossas dificuldades são muito grandes. Chegamos em junho com 90 dias de atraso salarial, sem imposto pago, com contrato de TV assinado pelo penúltimo presidente, com quase todo o contrato antecipado e mais uma centena de penhoras em cima desse contrato. Faço uma analogia: a gente recebeu um grande automóvel, com o tanque vazio e com a missão de ir a São Paulo. É claro que eu sabia. Vai levar um tempo para reconstruir.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com