Em coletiva, Marcão fala sobre vitória contra o Once Caldas, estratégia de jogo e missão de comandar o Fluminense




Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC
Entrevista coletiva completa do auxiliar técnico Marcão após a vitória do Fluminense sobre o Once Caldas

Confira todas as perguntas e respostas da entrevista coletiva do auxiliar técnico Marcão após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Once Caldas, na noite desta terça-feira, na Colômbia, pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025:

Vitória sobre o Once Caldas 

“Nosso plano de jogo era exatamente esse. Tentar controlar o jogo, tirar a velocidade do Once Caldas, para não ficar um jogo de lá e cá. A gente conseguiu controlar. Jogar aqui é muito difícil. Muita transição, muita velocidade. Eles executaram muito bem e tiramos o conforto da equipe adversário. Criamos situações de gol. A ideia era ficar com a bola, trabalhar de um lado pro outro, enervar o adversário.”

Missão de comandar o Fluminense

“É muito difícil vir de uma troca de treinador, num momento de viagem, e ter que reagir num jogo difícil. É difícil jogar aqui, qualquer equipe sofre, uma equipe campeã da Libertadores, mas os meninos foram incríveis. Perguntamos ontem se estava todo mundo saudável para fazermos nosso treino, que eu achei que era muito importante. Eles fizeram 40 minutos, uma hora de treino, e o preparador físico e o fisiologista seguraram a gente, mas era importante preparar para essa grande partida, e eles entregaram tudo. Na preleção a gente sentia no olhar de cada um que teria a reação. Falei que independente do resultado tínhamos que honrar a camisa, fazer um grande jogo, mostrar o tamanho da instituição, e foi isso que eles entregaram independente de cansaço, logística… No final conseguiram uma bela vitória. Todo mérito para os nossos guerreiros, que fizeram uma grande partida.

O plano era manter o treinador, mas a gente perdeu o Mano Menezes e tivemos que fazer um plano rápido de jogo, mentalizando a equipe do Once Caldas. Passamos muitos vídeos com a leitura de jogo e o que devíamos fazer. Tivemos um curto tempo por conta da logística, viajamos a madrugada toda e treinamos à tarde. E com tudo isso tivemos que respeitar a fisiologia e a preparação física. Fizemos o que deveria ser feito, organizamos nossa equipe com nossa ideia e conseguimos executar bem. Tenho que dar os parabéns para os jogadores, jogaram num campo pesado e se comportaram bem contra um adversário forte ”

Estratégia de jogo

“A gente sabia que com a pressão da torcida eles iriam nos pressionar, e isso aconteceu. Nosso plano era manter o posicionamento durante o jogo, tirar a transição longa do Once Caldas. Por isso trouxemos a equipe um pouco para trás, tiramos a velocidade que eles gostam. No segundo tempo melhorou, eles não estão acostumados a subir a pressão. No momento que eles subiram a gente conseguiu jogar e pedi para jogar ainda mais com posse. Quando quebrasse a primeira linha ter a posse. No final teve chance para as duas equipes. Eles chegaram, mas a gente também teve chances de finalizar e fazer o segundo, terceiro… Um grande jogo, jogo de estratégia dos treinadores, do nosso estafe. Felizmente nossa equipe saiu vitoriosa.”

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com