Final do Carioca contra o Flamengo, sequência de jogos decisivos, dificuldade do Fluminense em manter a posse de bola e muito mais: leia a entrevista coletiva de Yago Felipe




Yago Felipe (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



Volante concedeu entrevista coletiva no CT Carlos José Castilho

Na tarde desta segunda-feira (10), o volante Yago Felipe concedeu entrevista coletiva no CT Carlos José Castilho. O meio-campista falou sobre a final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, sequência de jogos decisivos, dificuldade do Fluminense em manter a posse de bola, vacinas disponibilizadas pela Conmebol, polêmica envolvendo o meia Miguel e muito mais. Confira abaixo todas as respostas do jogador:

Final do Carioca contra o Flamengo

“Desde que eu cheguei ao Fluminense, muitas pessoas falaram muitas coisas de que o Fluminense ia brigar na parte inferior da tabela. Todas as vezes que nós conversamos internamente, falava-se sobre isso, que temos que ganhar, lutar na parte de cima da tabela, que temos que querer coisas maiores no campeonato e, mesmo com a adversidade fora, a gente se fechava internamente. Eu entendi a importância de cada jogo que é vestir o escudo do Fluminense, vestir essa camisa pesada.

Nós tratamos a cada jogo como uma oportunidade de que temos que vencer, independentemente do jogo que for, amistoso até uma final de campeonato. Então, vestindo numa final de campeonato, contra um rival que a gente tem travado umas batalhas nos últimos anos, é mais importante ainda. Pode ter certeza que todo mundo está focado, motivado para não só para o Estadual, como para os jogos da Libertadores.”

Agradecimento de Roger Machado por classificação para a decisão do Estadual

“Nós que agradecemos a ele. Se estamos na final, ele tem sua parcela extremamente importante. Jogar um Fla-Flu já é maravilhoso, ainda mais em uma final. Todos estão com a responsabilidade, com esse foco, essa meta de fazer um grande jogo.”

Jogo diante do Independiente Santa Fe

“Os três pontos praticamente encaminham nossa classificação. É muito mais do que três pontos. Projeto um jogo muito complicado, muito difícil, porque a equipe do Santa Fe tem muita intensidade. O Roger passou alguns vídeos deles, a gente já estava comentando e estudando nosso adversário no primeiro jogo, a gente sabia da dificuldade que era e se comprovou dentro de campo.

Vimos a intensidade que eles têm, então, temos que aumentar também nossa intensidade, ser mais competitivo, ir para cima, estamos na nossa casa. Se a gente foi, dentro da casa deles, e conseguiu o resultado positivo, na nossa casa, temos que buscar o tempo inteiro. Equilibrado, concentrado, tenho certeza de que o Roger já vai encaminhar nos treinamentos, conversas, palestras para gente chegar preparado para esse jogo.”

Sequência de jogos decisivos

“Acho que os próximos dias vão ser os mais decisivos, vai definir muita coisa: final de campeonato, classificação de Libertadores… A gente está muito preparado, cada detalhe é importante no dia a dia, seja no treinamento, seja em uma conversa, seja em recuperação, alimentação. Tudo isso vai ajudar para que a gente possa passar por esse mês decisivo.”

Duas partidas em casa pela Copa Libertadores

“A nossa responsabilidade só aumenta, porque fizemos bons jogo, conseguimos quatro pontos de seis disputados contra essas equipes fora de casa. São jogos de definições, que a gente vai buscar já a classificação. A gente está muito focado nesse jogo, muito importante para gente, já quarta-feira, porque pode encaminhar muito bem nossa classificação.”

Dificuldade do Fluminense em manter a posse de bola

“Muito, sim, pela circunstância dos jogos, mas nós temos nos cobrado bastante. O Roger tem nos cobrado muito, e nós, jogadores, também. Sabemos da importância de ficar a posse de bola. Se a gente tem a bola, a gente está mais próximo do gol. A gente tem conversado bastante e sempre há algo para melhorar. Estamos sempre em evolução e esse é um dos pontos que nós precisamos melhorar e, com certeza, vai já colocar em prática nos próximos jogos.”

Vacinas disponibilizadas pela Conmebol 

“Muitas pessoas infelizmente não têm sobrevivido. Temos que ter empatia pelas pessoas que estão precisando possam ser alcançadas o mais rápido possível. Torço muito para que chegue até a gente, jogadores, porque estamos sendo expostos também, muitas viagens, não podemos jogar de máscara. Tem seus riscos, sim, mas têm pessoas necessitando. Espero que consiga chegar a elas o mais rápido possível para também chegar a nossa casa, em mim, na minha família e nas que estão em nossa volta aqui.”

Polêmica envolvendo o meia Miguel

“Confesso que eu não… Fiquei sabendo “por cima”, pelo que saiu na imprensa. É um moleque que a gente tem muito carinho, mas não consegui conversar com ele depois, não sei a fundo o que acontecer. Dessa parte, a gente deixa para o pessoal resolver e espero que possa resolver da melhor forma possível.”

Desabafo de Nino após a vitória sobre a Portuguesa 

“Nós voltamos para casa juntos, e o Nino comentou, eu não sabia. Dentro de campo, confesso que não ouvi. Até comentei com ele: “Pô, irmão, não ouvi falar não”. O Nino se posicionou, já que ouviu, e tem todo apoio, porque realmente é uma atitude totalmente errada de um dirigente. Não sei quem foi, mas para que essas pessoas possam ter consciência do que estão falando.”

Situação contratual

“Muito feliz pela renovação que aconteceu há uns dias, de poder defender as cores do Fluminense até o fim de 2022.”

Desgaste físico

“Como você mesmo falou, uma maratona de jogos e jogos não tão simples, foram jogos complicados, difíceis, pela Libertadores, pelo Carioca, jogos decisivos. Muitas viagens. A gente tem todo respaldo do pessoal da fisiologia, que faz um trabalho excepcional para recuperar os jogadores, o trabalho da preparação física também, que é excelente. Estamos bem servidos. Bom também ter um elenco forte, o professor Roger sempre fala que futebol não é só com 11 jogadores (…) Todos que vão a campo vão estar preparados.”

Pedido para enfrentar a Portuguesa 

“Sem dúvidas (risos). No voo da volta do último jogo da Libertadores, eu fui no auxiliar e falei: “Professor Robertinho, fala para o Roger me colocar. Se der, pode colocar” (risos). Ele falou que não sabia de nada ainda, ia precisar dos relatórios de cansaço e tudo mais. Eu estava preparado, estava querendo jogar. O pessoal da fisiologia, da preparação física do Fluminense é de alto nível, nos dá esse apoio para que a gente possa fazer o nosso melhor.”

Evolução do time tricolor

“Eu tenho, sim, essa certeza que a cada jogo nós estamos nos fortalecendo. Pelas contratações, bastantes jogadores ficaram da temporada passada. Isso é muito importante. Nós temos crescido muito com o trabalho do Roger, a cada jogo a gente tem evoluído, tem colocado em prática aquilo que ele vem trabalhando no dia a dia. Pode ter certeza que a gente está preparado para todos os desafios da temporada, começando pelo Campeonato Carioca, as finais, Fla-Flu novamente. Como você mesmo falou, fizemos bons jogos na final passada e estamos preparados para essa final.”

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!

Grupo D – Copa Libertadores (ative a rotação automática do celular para ver a tabela completa)

TIMES P J V E D GP GC SG %
1 Fluminense Fluminense 5 3 1 2 0 4 3 1 55
2 River Plate River Plate 5 3 1 2 0 3 2 1 55
3 Junior Barranquilla Junior Barranquilla 2 3 0 2 1 3 4 -1 22
4 Independiente Santa Fe Independiente Santa Fe 2 3 0 2 1 2 3 -1 22

Agenda tricolor na Copa Libertadores 2021

1ª rodada

22/04 – Quinta-feira – 19h – Fluminense 1 x 1 River Plate – Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)

2ª rodada

28/04 – Quarta-feira – 21h – Independiente Santa Fé 1 x 2 Fluminense – Estádio Centenário de Armênia – Armênia (COL)

3ª rodada

06/05 – Quinta-feira – 21h – Junior Barranquilla 1 x 1 Fluminense – Estádio Monumental Isidro Romero Carbo – Guayaquil (EQU)

4ª rodada

12/05 – Quarta-feira  – 21h – Fluminense x Independiente Santa Fé – Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)

5ª rodada

18/05 – Terça-feira  – 21h30 – Fluminense x Junior Barranquilla – Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)

6ª rodada

25/05 – Terça-feira  – 19h15 – River Plate x Fluminense – Estádio Monumental de Núñez – Buenos Aires (ARG)

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com