Fluminense e mais quatro clubes da Série A podem sair do Profut






Clube das Laranjeiras já foi notificado pela Apfut

A Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), órgão subordinado ao Ministério do Esporte, abriu processos administrativos contra dez clubes por descumprimento das regras do Profut, Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. Cinco deles disputam a Série A do Campeonato Brasileiro: Fluminense, Vasco, Internacional, Paraná e Vitória. Caso sejam condenados, poderão ser excluídos do Profut e, consequentemente, terem suas dívidas fiscais agravadas.

Clique aqui
 para realizar sua inscrição no canal do Explosão Tricolor no YouTube!

Os clubes registraram déficits superiores ao limite de 10% sobre a receita operacional do ano anterior. Com prejuízo de R$ 68 milhões em 2017 e arrecadação de R$ 293 milhões em 2016, o Fluminense teve correlação de 23%. O percentual ficou acima do limite estabelecido pelo Profut como indicador de boa saúde financeira.

LEIA AINDA: Pés no chão (por Vinicius Toledo)

Os processos administrativos foram abertos pela área técnica da Apfut. Os clubes preparam as defesas que apresentarão à entidade. Em última instância, caso seja mantido o entendimento de que suas equipes infringiram as regras do Profut, seus dirigentes poderão apelar ao plenário do órgão, composto por presidente e nove representantes de clubes, atletas, treinadores, entidades de fomento, além de membros dos Ministérios do Esporte e da Fazenda.



O principal risco, em caso de condenação, é a exclusão do clube do Profut. O programa foi instituído pelo governo federal em 2015 como caminho para que times de futebol, com enormes dívidas fiscais, parcelassem seus débitos em até 20 anos. No momento da adesão, as equipes receberam descontos em multas, juros e encargos. A exclusão do Profut fará com que esses benefícios sejam cancelados e com que a Justiça volte a cobrar as pendências.

Através de nota oficial, o Fluminense garantiu que apresentará sua defesa. Confira abaixo:

“O Fluminense FC confirma que foi notificado pela Autoridade Pública de Governança do Futebol — Apfut sobre a abertura de processo administrativo e informa que prestará os devidos esclarecimentos à entidade.”

CONFIRA TAMBÉM: 

Portal revela para qual clube Robinho deve ser emprestado

Jornalista revela quanto o Fluminense pediu ao Valencia para liberar o centroavante Pedro

Fluminense venderá copo do Gum no jogo contra o Palmeiras; veja as imagens



Por Explosão Tricolor / Fonte: O Globo

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com