Fluminense ingressa com ação no TJD-RJ para voltar a jogar pelo Carioca apenas em julho






Fluminense pede o adiamento de suas duas últimas partidas pela fase de grupos da Taça Rio

Contrário ao retorno imediato do Campeonato Carioca, o Fluminense entrou, nesta quinta-feira (18), com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Decidido a não entrar em campo na próxima segunda-feira (22), contra o Volta Redonda, o Tricolor entrou com um pedido de liminar para não ser punido por W.O. e para remarcar suas partidas de 22 e 25 de junho para 1º e 4 de julho.

Aliado do Fluminense contra a volta imediata do Estadual, o Botafogo também seguiu pelo mesmo caminho. Além disso, a própria procuradoria do tribunal entrou com uma medida inominada também contrária ao retorno dos jogos. O presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, determinou o processamento em conjunto das três ações já está analisando sobre a concessão das liminares pedidas.

Após o Arbitral que definiu o retorno do Campeonato Carioca para esta semana, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, já havia avisado que buscaria as medidas legais na Justiça para não entrar em campo. Na última quarta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, pediu para a FERJ não punir tanto Fluminense quanto Botafogo com W.O. e sugeriu que os clubes possam jogar somente em julho.

Caso não entrem em campo nas datas definidas pela FERJ, Fluminense e Botafogo correm o risco também de a atitude ser considerada como abandono da competição. Nesse caso, o regulamento geral de competições da entidade prevê severas punições. O artigo 9º §2º diz:

“A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penalizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das Séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da Série C”.

CONFIRA TAMBÉM:



Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com