Jornalistas uruguaios e argentinos analisam Joaquín Lavega, novo reforço do Fluminense




Joaquín Lavega

Jornalistas uruguaios e argentinos analisam Joaquín Lavega, novo reforço do Fluminense

Quem é Joaquín Lavega, novo reforço do Fluminense? Nesta segunda-feira, o clube anunciou a contratação do atacante de 19 anos, formado pelo River Plate (URU), que também foi alvo do Vasco neste mês de dezembro.

Ao Globo Esporte, jornalistas uruguaios listaram características da quarta contratação tricolor para 2025. Os destaques foram o desempenho no 1×1, a velocidade e o histórico na base da seleção do Uruguai. A adaptação ao nível mais elevado do futebol brasileiro pode ser um ponto de atenção.

— Lavega joga desde a infância no River Plate. Chegou ao clube há 12 anos e passou por todas as categorias infantis e formativas até estrear em 2021, com 16 anos. É um atacante canhoto rápido, com um arranque e uma velocidade sustentada muito alta — disse o jornalista Joaquín Pisa (El Observador e No Vale Chumbear), acrescentando:
— Gosta do 1×1, geralmente encara com a perna hábil. Tem um bom arremate com ambas as pernas, marcou vários gols de perna direita. Apesar da baixa altura (1,72m), tem um bom salto e um bom cabeceio. Seus primeiros gols na primeira divisão, inclusive, foram de cabeça.

O atacante passou a ganhar uma minutagem maior em 2022, mesmo ano em que marcou seus dois primeiros gols. Na temporada seguinte, viveu altos e baixos no River Plate.

Também em 2023 integrou o processo que culminou na seleção do Uruguai campeã mundial sub-20 e vice do Sul-Americano sub-20. Em ambos os casos, o atacante ficou fora da convocação final por ser de uma categoria anterior, cerca de dois anos mais jovem que a maioria da lista.

Joaquín Lavega, ex-River Plate (URU), é o quarto reforço do Fluminense para 2025 — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Joaquín Lavega, ex-River Plate (URU), é o quarto reforço do Fluminense para 2025 — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

— Em 2024, (Lavega) explodiu. Foi o artilheiro do time com 11 gols, quase 25% dos gols do River, e ficou entre os cinco maiores goleadores do campeonato. Também contribuiu com cinco assistências. Liderou um River fraco que se salvou do rebaixamento nas últimas rodadas — completou Joaquín.

A preferência por um jogo veloz também é mencionada pelo jornalista Daniel de León (canal Tirando Paredes), que destacou a expectativa por uma convocação de Lavega para o Sul-Americano sub-20, em janeiro de 2025. O reforço do Fluminense é o atual capitão da categoria e deve figurar na lista final.

— Tem muita velocidade e um bom 1×1. Agora está na pré-seleção sub-20 que vai jogar o Sul-Americano. É o capitão da categoria, certamente estará na convocação definitiva. No River, foi muito bem. Em um futebol onde o deixem jogar e tenham velocidade, pode ir bem. Fiquem de olho, se ele for para o Sul-Americano e o Uruguai tiver uma boa campanha, (Lavega) estará com a seleção até meados de fevereiro — declarou.
Joaquín Lavega, novo reforço do Fluminense, em ação pela seleção sub-20 do Uruguai — Foto: AUF

Joaquín Lavega, novo reforço do Fluminense, em ação pela seleção sub-20 do Uruguai — Foto: AUF

Em outubro de 2024, Lavega foi convocado por Marcelo Bielsa pela primeira vez à seleção principal do Uruguai, de olho nos duelos contra Equador e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O jovem ainda não teve oportunidades no time “de cima”.

E as dificuldades?

Joaquín foi elogiado pelo bom condicionamento físico, mas, segundo o Globo Esporte, o atacante pode precisar de um salto – ou uma adaptação mais cuidadosa – para conseguir competir no Fluminense, considerando que o futebol brasileiro tem um grau de dificuldade maior que o uruguaio.

Também houve menções a uma necessidade do atacante de trabalhar em sua continuidade, visando manter as boas atuações em partidas sequenciais.

O Nacional (URU) demonstrou interesse na contratação de Joaquín em duas ocasiões; a primeira foi no início de 2024, pouco antes de o atacante renovar com o River Plate. O Peñarol também entrou no radar na atual janela. O estafe do jogador também tinha o desejo de negociá-lo com o exterior.

Joaquín Lavega é o novo reforço do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Joaquín Lavega é o novo reforço do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Com Lavega, o Fluminense chega a quatro reforços na atual janela. Além do atacante uruguaio, o clube já contratou o volante Hércules, o atacante Paulo Baya e o zagueiro Juan Freytes.

O Tricolor projeta ter entre oito e dez saídas até o Carioca, mas não vai repor todos os nomes com novas contratações. A ideia é que jovens de Xerém ajudem a mudar o perfil do elenco para 2025.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”