No ritmo do maestro




Olá, amigos! Estou sentindo firmeza nesse Fluminense. Ao contrário do que muitos pensam, Fluminense enfrentou um adversário perigoso no último domingo. Adversário esse que foi anulado pelo Fluminense. Depois de muito criticar, tenho que reconhecer: evolução do Fluminense de Levir Culpi é louvável.

Time que joga agrupado, com paciência. Time que cria várias situações de gol. Time que joga e não deixa jogar. Time sólido que segue o ritmo do seu maestro: Gustavo Scarpa. É impressionante como ele tem que “carimbar” todas as construções de jogadas ofensivas. Seu desempenho e seu protagonismo no time lembra muito a jornada de Dario Conca em 2010. Ele é o diferencial técnico do time.

No time ideal de Levir, temos Wellington e Scarpa abertos com Marcos Jr. centralizado. Só que a importância do camisa 40 no time extrapolou os limites do esquema tático. O time todo procura o jogador lá pelo lado direito do ataque. Está funcionando, mas está deixando o time meio torto. Pode ser ainda melhor.

Conheço o potencial do Gustavo Scarpa desde a base. Com o apelido de “Chutavinho”, o meia canhoto sempre demonstrou muito potencial. Atuando mais solto, buscando a “zona morta” do campo, pode render ainda mais. Estático ele produz de forma limitada.

Para deixar Scarpa solto, Precisaria de mais dois atletas que conseguissem recompor o meio de campo, formando a segunda linha de quatro no sistema defensivo, sem deixar de ajudar na construção e definição de jogadas. Acho que Wellington faria a função tranquilamente por um dos lados. Já o Marcos Jr…

É difícil falar de quem você gosta. Marcos Jr é um ótimo jogador e sempre honrou a camisa do Fluminense. Só que tem dois defeitos que dificultam muito sua atuação na recomposição defensiva: afobação e impaciência. Vários técnicos já tentaram fazer Marcos Jr evoluir nesse quesito, pois sua velocidade os induz a jogar o “Resolve” para o lado do campo.

Só que é no meio que ele joga melhor. Enquanto os reforços estão se condicionando, o time vai se mantendo como está. Quando todos estiverem em plena forma física, acredito que Aquino jogue pela direita com Scarpa no meio, como o centro gravitacional do time.

Tabelinha:

1- Até a convocação do sub-20 parece ajudar o Fluminense. Foram convocados Richarlison e Douglas. A convocação deve fazer bem aos dois. E Douglas de forma natural deve ceder o lugar a Edson, que não é melhor, porém é mais “cão de guarda”.

2- Julio Cesar; Jonathan, Renato Chaves, Nogueira e Giovanni; Edson, Marquinho, Aquino, Maranhão e Samuel; Magno Alves. Esse aí é o time reserva. Daria trabalho para a maioria dos times do Brasil. Mostra que temos um bom elenco.

3- Estamos a 11 pontos do líder do campeonato com um jogo a menos.

4- Cavalieri, Henrique e Cicero estão jogando muito nos últimos tempos.

5- Excelente a renovação de contrato do Marquinhos Calazans. Joga fácil!

6- Imagina esse time no ano que vem com os reforços oriundos do Independiente Del Valle jogando a Libertadores com Edson Passos e Maracanã à disposição. Chego a suspirar…

Ruan Veiga/Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com