Parabéns, Fluminense! Mas… E a democracia?




Foto: Divulgação


Parabéns, Fluminense! Mas… E a democracia? (por Vinicius Toledo)

21 de julho, dia do aniversário do Fluminense Football Club. Um dos clubes mais carregados de história do mundo! São 122 anos de muitas glórias e vitórias, mas também de momentos ruins. Porém, o orgulho de ser tricolor jamais deixou de existir. Recentemente, duas conquistas internacionais de peso: Libertadores e Recopa.

O Fluminense segue vivo, porém, confesso que a decepção com os bastidores segue cada vez maior. E não estou falando sobre o campo. Tudo bem que o momento é crítico, o time corre um sério risco de rebaixamento no Brasileirão, mas, na minha opinião, acredito que a rapaziada conseguirá escapar.

Na verdade, a questão nada democrática que ocorre no Fluminense é algo totalmente reprovável. Em pleno 2024, a diretoria de comunicação comandada pelo Sr. Ronaldo França seleciona as mídias e os influencers tricolores para passar o posicionamento do clube em algumas situações relevantes e até mesmo de vital importância para o Fluminense.

Não convidar o Explosão Tricolor, que está prestes a completar dez anos no ar, e é um dos dez maiores sites segmentados do Brasil, de acordo com as principais empresas especializadas em controle de tráfego no mundo, é algo extremamente infeliz.

No ano passado, o Explosão Tricolor foi convidado para uma reunião antes da semifinal da Libertadores. Havia uma mobilização poucas vezes vista nos últimos anos. De certa forma, isso foi um mérito da gestão, pois na questão esportiva, o Fluminense foi subindo degrau a degrau a partir de 2020. Porém, em 2024, o Tricolor desandou no campo. Obviamente, as críticas surgiram e, consequentemente, a equipe de colunistas do Explosão Tricolor não se omitiu, mas sempre respeitando a instituição e os dirigentes.

Em nome de toda a equipe do Explosão Tricolor, deixo aqui registrado o meu repúdio a essa atitude da Comunicação do Fluminense. Que democracia é essa? Onde é que fica o “Time de Todos” tão propagado nos últimos anos?

“O Fluminense nasceu com a vocação para a eternidade. Tudo pode passar, só o Tricolor não passará jamais!” – Nelson Rodrigues

“Apesar de você / Amanhã há de ser / Outro dia / Eu pergunto a você / Onde vai se esconder…”

Viva o Fluminense, Viva a democracia!

Forte abraço e ST