Por que o Fluminense é cabeça de chave do Mundial de Clubes da FIFA e Botafogo, não




Por que o Fluminense é cabeça de chave do Mundial de Clubes da FIFA e Botafogo, não

A Fifa divulgou na última terça-feira (3) os potes do Super Mundial de Clubes da FIFA, com os brasileiros Fluminense, Flamengo e Palmeiras como cabeças de chave. Chamou atenção a ausência do Botafogo, campeão da Libertadores deste ano, no grupo.

O Botafogo levantou a taça da competição, eliminando o Palmeiras no caminho, e com campanha muito superior à da dupla Fla-Flu, que caíram nas quartas de final. Pior, o outro cabeça de chave sul-americano é o River Plate, que sequer ganhou a competição nos últimos anos.

Isso ocorreu devido ao modelo de definição usado pela Fifa para definir os potes. Foi levado em consideração os rankings das federações continentais mais recentes. No caso da Conmebol, o de dezembro de 2023, muito antes de qualquer sucesso continental do Fogão.

Mesmo o título alvinegro mudaria a definição dos cabeças de chave. A lista da confederação avalia o desempenho dos clubes nos últimos dez anos em competições continentais. Nesse período, o Botafogo tem três participações e um título. O Fluminense, por sua vez, tem quatro participações no mesmo espaço de tempo, também conquistando um título.

As regras também explicam o River Plate entre os cabeças de chave, mesmo sem títulos nos últimos anos. A equipe argentina é a segunda colocada do ranking de 2023, atrás apenas do Palmeiras. Tanto o Millonario quanto o Boca entraram no mundial exatamente pela posição na lista continental.

O sorteio do Mundial de Clubes 2025 acontece nesta quinta-feira (o5), às 15h (de Brasília), em Miami.

Potes do Mundial de Clubes da FIFA 2025

  • Pote 1: Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, FlamengoPalmeiras, River Plate e Fluminense;
  • Pote 2: Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg (AUT);
  • Pote 3: Al Hilal, Ulsan HD (COR), Al Ahly (EGI), Wydad AC (MAR), Monterrey (MEX), Club León (MEX), Boca Juniors e Botafogo;
  • Pote 4: Urawa Red Diamonds (JAP), Al Ain (EAU), Espérance Sportive de Tunisie (TUN), Mamelodi Sundowns (RSA), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA), Auckland City (NZL) e Inter Miami (EUA).

Regras do sorteio do Mundial de Clubes da FIFA 2025

Algumas regras foram definidas para a realização do sorteio dos grupos do Mundial de Clubes da FIFA  2025. São elas:

  • O Pote 1 traz os quatro europeus e os quatro sul-americanos com melhor posição no ranking de suas confederações. O Pote 2 é composto pelos oito times restantes da Uefa;
  • Nenhum grupo poderá ter mais de uma equipe da mesma confederação continental. Isso se aplica a todas as confederações, exceto a Uefa, que será representada por 12 clubes. Portanto, quatro dos oito grupos terão dois clubes europeus;
  • Clubes do mesmo país não podem ser agrupados e todos os times do Pote 1 ocuparão a primeira posição das chaves em que forem sorteados;
  • Por motivos de tabela, os dois clubes dos Estados Unidos, Inter Miami e Seattle Sounder, serão automaticamente alocados na quarta posição dos grupos A e B, para abrirem a competição.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

Agenda do Fluminense:

  • 05/12 (quinta-feira), às 20h – Fluminense x Cuiabá – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 08/12 (domingo), às 16h – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque, São Paulo/SP

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”




Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário