Primeira Liga inclui seis novos clubes




Em reunião realizada nesta terça-feira, em Brasília, a Primeira Liga anunciou oficialmente a adesão de mais seis novos clubes. Todos disputam atualmente a Série B do Campeonato Brasileiro: Atlético-GO, Ceará, Tupi, Luverdense, Londrina e Brasil de Pelotas.

A Primeira Liga informou que os novos clubes não disputarão a edição de 2017 da Copa da Primeira Liga, que ficou conhecida neste ano como Sul-Minas-Rio. A próxima edição do torneio já estava definido com a participação de 15 times, em sete datas.

Joinville, Criciúma, Figueirense, Avaí, Chapecoense, Paraná, Coritiba, Atlético-PR, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, América, Cruzeiro, Grêmio e Internacional são os times que disputarão a edição de 2017. da Primeira Liga. Porém, foi dada a garantia de que será estudada uma forma de todos os clubes disputarem o torneio de 2018 e 2019, com a determinação de algum critério para definir a participação dos novos filiados.

– O interesse de novas agremiações em fazer parte da Primeira Liga mostra como estamos no caminho certo. Os clubes carecem de participação mais efetiva na organização do futebol brasileiro e isso a Primeira Liga oferece. Tudo é debatido e conversado até que consigamos chegar a um denominador comum – disse José Sabino, CEO da Primeira Liga, que aproveitou para falar sobre os objetivos do grupo:

– Nosso objetivo é melhorar a estrutura do esporte, e mostrar que os clubes que são os principais protagonistas do futebol devem assumir um papel decisivo na gestão do futebol. Isso vai permitir um maior retorno financeiro para os clubes e consequentemente mais investimentos para o futebol brasileiro – acrescentou Sabino.

Em 2016, o torneio teve a sua edição inicial, com a participação de 12 times em cinco datas. O título ficou com o Fluminense, que superou o Atlético-PR, na decisão disputada na cidade mineira de Juiz de Fora. O Tricolor venceu pelo placar de 1 a 0 com gol do atacante Marcos Junior.

No encontro desta terça, a Primeira Liga também discutiu o novo modelo comercial da entidade, com a promessa de que venda de direitos de TV, naming rights, patrocínios e placas de publicidade serão negociados de forma diferente para 2017 em comparação com a edição inaugural.

– Queremos trabalhar novas propriedades comerciais para os próximos anos, e com isso seguir avancando em termos de calendário e sucesso da Liga. O exito da primeira edição da Copa da Primeira Liga nos permitiu pensar a longo prazo na questão de planejamento – finalizou o CEO da Primeira Liga.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Hoje Em Dia / Foto: Fluminense FC