Robert fala sobre os bastidores da sua passagem no Barcelona. Confira a entrevista completa!




Robert já está na preparação física do Fluminense (Foto: Fluminense)
Robert de volta ao Flu (Foto: Fluminense FC)

O jovem meia Robert está voltando ao Fluminense depois de uma frustrante passagem pelo Barcelona-B. Em entrevista concedida ao portal Globoesporte.com, o jogador comentou sobre o Fluminense, Barcelona e outros assuntos. Confira abaixo a íntegra da entrevista:

ENTREVISTA

Robert: Dei a entrevista, mas saíram coisas que eu não falei. Agora estão me ligando, me dando direito de resposta. Mas eles sabem que não falei aquelas coisas. Como um jogador vai falar mal dele mesmo? Eu disse que estava jogando no Fluminense, que recebi a notícia do interesse do Barcelona e que fiquei um mês de férias após o fim da temporada brasileira, entre dezembro e janeiro. Não fiz nada nesse período e deveria ter feito para chegar bem na Europa. Pensei que estava bem fisicamente e não trabalhei como devia. Por isso precisei de tempo para entrar em forma. Na entrevista colocaram que eu disse que tinha ficado um ano sem jogar e que tinha tomado muito refrigerante. Meus amigos sabem que eu quase não bebo refrigerante. Tomo muito mais suco. Isso é básico na alimentação de um atleta.

APRENDIZADO

Robert: Acho que me tornei um profissional melhor. O futebol aqui é diferente do Brasil. O jogador é muito mais cobrado taticamente. Eu estava na melhor equipe do mundo e amadureci muito. Foi uma passagem muito boa para crescer como atleta.

POUCAS OPORTUNIDADES

Robert: Claro que esperava jogar mais. Me chamaram no Fluminense falando uma coisa, dizendo que eu ia jogar. Acho que todo empréstimo a tendência é essa. Não discuto a opção do treinador e da direção pelas poucas chances. Se ele gostou de mim, se não gostou, se não quis colocar, foi opção dele. Não tenho nada com isso. Mas eu esperava ter mais chances para mostrar o meu talento. Não tem como saber se eu vou jogar bem ou não ficando sempre no banco. Eles me trouxeram porque confiavam no meu futebol, me queriam desde 2012.

MOTIVOS

Robert: A questão física influenciou. Cheguei no meio da temporada e ainda perdi tempo. O elenco tinha outros jogadores em que o treinador confiava e que estavam melhor fisicamente do que eu. Não que tivessem a mesma qualidade, mas estavam em melhor forma naquele momento. Acho que isso influenciou muito.

”NEYMAR GORDO”

Robert: Quem está acima do peso é o Faustão (risos). Jogador de futebol deve estar sempre bem fisicamente. Eu não estava bem como deveria, como um grande atleta como o Cristiano Ronaldo sempre está. Vinha de um mês parado nas férias e depois fiquei dois meses treinando. Após esse período, cheguei a 69kg e tenho 1.76m de altura. Como um cara assim pode estar gordo? Me prometeram que eu ia jogar, eu esperei e não recebi as chances. Eu estava treinando bem.

PASSAGEM FRUSTRANTE?

Não vejo dessa forma. A experiência que vivi ultrapassa isso. Vim para um futebol diferente, para um lugar de costumes diferentes. O futebol na Europa é muito diferente do Brasil. Se eu quiser ser atleta de alto rendimento, vou ter que continuar me esforçando como agora, para poder chegar com força e mostrar todo o meu futebol.

DISPENSA

Robert: O Barcelona já me informou da dispensa. Agora meu empresário e o Fluminense estão conversando para encontrar a melhor solução. Aprendi muito na Espanha. Com o pensamento que estou agora, com a vontade que estou de jogar futebol, só quero poder jogar onde quer que seja. Quero exercer meu melhor. Perdi muito tempo com vários fatores que me impediram de hoje estar com a camisa 10 sendo titular do Flu. Aprendi com tudo isso e aqui me tornei um profissional de verdade.

ERROS DO PASSADO

Robert: Teve acidente em 2014… Eu vi que fazia muita coisa errada. Acho que eu não respirava futebol. Agora estou respirando. Quando subi para o profissional, eu pensava: ”Fui muito bem na base, era o cara por lá e vão ter que me aceitar assim”. Mas agora percebi que as coisas não funcionam desse jeito. Tenho que me esforçar para ser um atleta de alto nível, para ser um profissional de verdade. Tenho que ser humildade como agora e falar que quero muito jogar. Quero alcançar lugares que sempre sonhei, jogar na seleção, ser o melhor do mundo….

FLUMINENSE

Robert: Se eu ficar no Fluminense, pretendo me esforçar muito nos treinamentos e espero ter a oportunidade de mostrar a todos o que aprendi aqui. Mostrar que esses seis meses valeram a pena para me ajudar a me tornar um atleta de alto rendimento.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte / Foto: Fluminense FC