Um clube de incertezas




Jamais faltará apoio ao Fluminense (Foto: Vinicius Viana/Explosão Tricolor)

Volto a escrever novamente depois de muitas notícias. Eduardo Baptista, Mario Bittencourt e Fernando Simone foram afastados do futebol do Fluminense. Com Frenando Simone com chances de atuar ainda no clube. Isso com um mês de competições oficiais.

Na hora de procurar um novo treinador, Fluminense entra em contato com Cuca, Levir Culpi e Oswaldo de Oliveira. Três estilos de jogo diferentes. Oswaldo muito parecido com Eduardo Baptista, diga-se de passagem. Independente de quem fechar, já ficou estranho.

Fluminense e Viton 44 próximos de uma rescisão de contrato. Depois de meses jogando conversa fora, o dono da (ex) patrocinadora master do clube enfim acerta sua saída do clube. Devendo por baixo 9 milhões. E por enquanto nenhum patrocínio próximo de ser anunciado. Com direito a reclamação de “terra arrasada” feita pelo presidente Peter Siemsem sobre as finanças.

Marcão assume o time interinamente. Coloca novamente entre os titulares nomes como Edson, Marlon e Giovanni para a partida contra o Friburguense, nesta quarta-feira. Há um rodízio neste time titular do Flu. Mas tem gente que é intocável. Antes era só o Fred. Agora tem uma penca.

Será que é por tudo isso o Fluminense candidato aos títulos e decepções ao mesmo tempo?

Estamos em uma dificuldade muito grande em fazer prognósticos. Acompanho as mídias tricolores. Tem opiniões otimistas, pessimistas e equilibradas. Compreensível. Fluminense está a mercê da sorte. Quando se muda totalmente o planejamento do futebol do clube em Fevereiro, minimiza a chance de dar certo.

Chegou a hora do Peter tomar as rédeas do clube, se inspirar nesse aspecto (somente nesse aspecto) ao “homem do charuto”. Até para terminar seu trabalho sério a frente do clube e passá-lo ao próximo presidente. Coloque o Fluminense no rumo que tem que seguir. O rumo das vitórias.

Porque, por enquanto, todos nós tricolores só temos certeza do amor que sentimos ao nosso clube.

Tabelinha:

1- Opinião sobre os técnicos: Oswaldo fracassou no Palmeiras e no Flamengo, seus últimos clubes. Levir Culpi teve destaque ao dar sequência no trabalho de Cuca no Atlético-MG. Cuca já nos salvou do rebaixamento (barrando monte de medalhões) e montou o elenco campeão brasileiro em 2010. Cuca é MUITO superior. Levir eu encaro “de boa”. Oswaldo pra mim é desperdiçar mais tempo.

2- Se eu fosse o Peter procuraria o maior concorrente da Viton, só pela sacanagem.

3- Se o Fluminense contratar o lateral-direito Formiga, do Madureira, será titular absoluto até o fim do ano. Posição vaga desde a saída do Mariano.

4- Julio Cesar, Wellington Silva, Renato Chaves, Marlon e Léo Pelé; Edson, Douglas e Diego Souza; Gustavo Scarpa e Felipe Amorim; Fred. Vou arrumar muita confusão com essa escalação, eu sei. Mas é a melhor taticamente. Mas dificilmente será vista em campo. Ela barra muitos caciques ao mesmo tempo.

5- Tomamos um vareio moral do Botafogo, muito por conta da vitalidade do time alvinegro, contrastada facilmente com a passividade do nosso time. Parecia um sub-20 contra um time de masters.

6- Fui no Fla-Flu dos juniores esperando ver o possante Pedro, centroavante do Flu. Eu vi um baixinho vibrante, raçudo e muito habilidoso. Guardem esse nome: Ramon. Encontrei com os ilustres tricolores Paulo Nense (colunista do Explosão Tricolor) e Bruno Leonardo (do site O Tricolor). Simpáticos como todos nós tricolores e sabem muito de Fluminense.

Ruan Veiga / Explosão Tricolor

Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor