Um pontinho a mais na tabela. Um ponto final na sequência de derrotas




Amigos Tricolores,

Ao menos um pontinho.

Um pontinho que serviu para muito pouco, em termos de tabela, mas que pelo menos interrompeu uma insuportável sequência de quatro derrotas.

E talvez tenha sido um pontinho conseguido com muito suor, pois pelo menos muita luta em campo não faltou.

E o time, que curiosamente não empatava há exatos 14 jogos, incluídos aí os dois jogos contra o Paysandu, acabou deixando o campo com o placar em igualdade por um gol.

O último empate foi em 5 de julho, contra o São Paulo, fora de casa. Portanto, há mais de dois meses. Depois disso, no Brasileirão, quatro vitórias e oito derrotas, numa sequência realmente preocupante.

O time não ganha desde 16 de agosto. Quase um mês!

E o que vem ocorrendo?

Muita coisa estranha no reino do Laranjal.

Ninguém entende muito bem a barração do Edson, surpreende a virose do Ronaldinho e a queda de produção de alguns jogadores. E o Cícero e o Henrique, que nem foram relacionados para o jogo de ontem…

Junte-se a isso a infelicidade de perdermos por contusões dois laterias-esquerdos quase ao mesmo tempo: Giovanni e Breno Lopes. A partir dali a improvisação de Gustavo Scarpa foi prejudicial, não tanto pela lateral, mas, principalmente, por perdermos o mesmo Scarpa nas funções de criação, num momento de carência, com desfalques de uns e queda de rendimento de outros.

Faltou a coragem de testar um garoto por ali: Ailton e Leo Pelé aguardam uma chance.

Ontem, com o Victor Oliveira na lateral, o Gustavo Scarpa foi o principal meia de criação do time, saindo cansado no final.

Destaque-se, também, o que a meu ver foi o principal fator de nossa queda: a contusão de Fred, a princípio parecendo não tão grave, mas depois estendendo-se por alguns jogos. Fred é a alma deste time! E ontem ele foi um auxiliar técnico de luxo.

Hoje mais uma vez valeu o velho ditado que ronda a defesa tricolor, principalmente com o desfalque do melhor zagueiro do elenco, que é o Marlon:  Quem tem GUM tem medo!
Abandonar uma jogada para chutar a bola para a lateral e reclamar de falta, ainda que houvesse falta, e permitir a cobrança às suas costas, com um corredor para o adversário entrar e fazer a jogada do gol… Isso foi lamentável. E nos custou um gol no momento em que o Fluminense estava melhor no campo, e até parecia que poderia conquistar uma vitória.

Aí o time caiu de produção, sentiu o gol. E foi só no segundo tempo que voltou a dominar e ameaçar o adversário. Logo aos 2 minutos Jean carimbou o travessão em bela cobrança de falta de longe, em bola que ainda foi tocada pelo goleiro.

Aos 13 Marcos Júnior perdeu um gol incrível, debaixo da trave, mas logo no minuto seguinte redimiu-se e fez um belo gol.

Por alguns minutos o time pareceu interessado e próximo da vitória, pressionando, buscando o gol. Infelizmente, após o meio do segundo tempo o time voltou a cair de produção, e mais uma vez a entrada do Osvaldo pouco acrescentou.

Nos últimos dez minutos a coisa complicou, parece que o time cansou. Ali o melhor negócio era ficar com aquele pontinho, e assim ocorreu.

Pelo menos continuamos na nona posição, desde que o Sport não vença hoje o Goiás, em Goiânia.

E se considerarmos que este é o momento da pior sequência do Fluminense na competição, com muitos jogos fora e o líder e vice-líder nos enfrentando em três dias, isso no pior momento do time em termos de desfalques e instabilidade de elenco, acho que as coisas podem melhorar.

Tirar o do Posto Ipiranga vai ser difícil, ele está com apoio incondicional do vice de futebol. Então, vamos aguardar o retorno de alguns jogadores em condições e tentar voltar à doce rotina das vitórias.

Querem uma boa notícia? Fred e Marlon devem retornar no próximo jogo. Assim esperamos.

Só aí temos tudo para uma considerável melhora, na defesa e no ataque. E com o Scarpa mantido no meio e o Edson voltando com moral, depois da estranha barração, acho que o time tem tudo para evoluir num momento fundamental, inclusive porque no dia 23 teremos o primeiro jogo das quartas-de-finais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, no Maracanã.

Ah, e o Cícero? Ficou no Rio por desgaste físico… ???  A repórter da Rádio Globo, Camila Carelli, levantou a possibilidade de problemas de relacionamento… Tudo anda muito nebuloso nas Laranjeiras.

Enfim, Amigos Tricolores, vamos encarar esse pontinho muito mais do que um pontinho na tabela. Vamos acreditar que foi um ponto final numa vergonhosa sequência de quatro derrotas, e que as coisas vão melhorar.

E que o Ronaldinho me surpreenda totalmente, arrebente com o jogo, faça assistências e gols a rodo. Posso não acreditar, mas torço muito por isso!

Vamos, Fluminense! Você é o nosso espetáculo. E o espetáculo não pode parar!

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE  –  (Foto: Nelson Perez/LANCENET)

Fluminense-arranca-Coritiba-fotoNelson-PerezFluminense_LANIMA20150910_0037_4
Craque do time, Fred ontem foi um auxiliar técnico de luxo. (Foto: Nelson Perez/LANCENET)