Wellington Silva sofre gravíssima acusação da Justiça da Espanha




De acordo com o portal Globo Esporte, um juiz espanhol reabriu o processo que investiga a partida entre Zaragoza e Levante, válida pela última rodada do Campeonato Espanhol de 2011, e os 41 envolvidos no caso perigam pegar uma pena de dois anos de prisão, além da suspensão de seis anos do futebol. Entre os 36 jogadores acusados, estão: Ander Herrera, do Manchester United, Gabi, do Atlético de Madrid, Ponzio, do River Plate, e o brasileiro Wellington Silva, do Inter (que pertence ao Fluminense). O técnico Javier Aguirre, ex-Zaragoza, também está na lista. As informações são do jornal “Marca”.

Através de uma nota enviada pela assessoria de imprensa, o advogado de Wellington Silva, Alexandre Soares, “negou, veementemente, qualquer conhecimento ou participação neste episódio, caso tenha ocorrido”. Alexandre ressalta que o jogador brasileiro já prestou esclarecimentos à justiça espanhola anteriormente.

– O atleta nunca recebeu qualquer valor ou contato de ninguém a respeito desses fatos, colocando à disposição, inclusive, voluntariamente, a quebra do seu sigilo fiscal e bancário. Com uma possível reabertura do processo para avalição em segunda instância, a pedido do Ministério Público, que foi arquivado em primeira por falta de provas, o jogador continua à disposição para qualquer esclarecimento que ainda se fizer necessário – diz o advogado de Wellington Silva.

Uma prisão, entretanto, é vista como improvável. De acordo com a legislação espanhola, em caso de condenação igual ou inferior a dois anos e na ausência de antecedentes, os jogadores não precisarão cumprir a pena na cadeia mesmo que sejam considerados culpados pela Justiça.

A corte, baseada em Valência, decidiu reabrir o caso depois de apelação da promotoria. Movimentações bancárias “muito claras” são indícios que levam tanto a corte quanto a promotoria a crer que os jogadores do Levante perderam a partida de propósito para salvar o Zaragoza do rebaixamento.

O jogo marcou a permanência do Zaragoza na elite espanhola após a vitória de 2 a 1. A suspeita é que jogadores tenham repassado € 965 mil (cerca de R$ 3 milhões e 775 mil na cotação atual) aos jogadores do Levante para que eles perdessem a partida. Confira os melhores momentos do jogo aqui.

Zaragoza e Levante, assim como os jogadores que representavam ambas as equipes na época, negam que esse fato tenha acontecido. Gabi, hoje capitão do Atlético de Madrid, foi o autor dos dois gols da vitória do Zaragoza no jogo. 

Confira a lista dos jogadores envolvidos:



  • Zaragoza: Maurizio Lanzaro, Toni Doblas, Paulo da Silva, Jorge López, Ander Herrera, Braulio Nóbrega, Leo Ponzio, Gabi Fernández, Carlos Diogo, Ivan Obradovic, Ikechukwu Uche, Adam Pinter, Javier Paredes, Leo Franco, Jiri Jarosik, Nicolás Bertolo, Said Boutahar e Ángel Lafita. Também o treinador mexicano Javier Aguirre.
  • Levante: Miguel Pallardó, Gustavo Munúa, Héctor Rodas, Rafael Jordá, Rubén Suárez, Xavi Torres, Christian Stuani, Wellington Silva, Jefferson Montero, Miguel Robusté, Javi Venta, Manuel Reina, Felipe Caicedo, Vicente Iborra, Xisco Muñoz, Sergio Ballesteros, Juanfran García e David Cerrajería.



VEJA AINDA:

Faltam apenas dois meses, Abad (por Vinicius Toledo)

Dadá e Piauí preocupam Abel Braga

VÍDEO – Veja alguns lances da intensa preparação dos goleiros do Fluminense

Abel Braga explica ausência de Guillermo De Amores na lista de relacionados