Campeonato Carioca: Nada é tão ruim que não possa piorar!




Amigos Tricolores,

Vai começar o pior campeonato do Mundo!

O campeonato que insiste em sobreviver apenas para dar total razão ao ditado que preceitua que nada é tão ruim que não possa piorar!

Pode piorar sim! E a cada ano é pior!

E nem dá para chamar de me engana que eu gosto!  Primeiro porque não me engana. Nunca enganou!

Depois porque eu não gosto. Ao contrário:  Odeio!

Mas tem gente que gosta, o Eurico, por exemplo. Foi campeão ano passado, depois de montar a tabela a seu favor, ter dezenas de pênaltis marcados em seu benefício, alguns muito suspeitos, ter o clássico com o Flu retirado do Maracanã para o Engenhão, quando o mando era do Fluminense, teve as arbitragens extremamente favoráveis, as decisões dos Tribunais… Jogou mais partidas em casa do que qualquer outro time. É só olhar a tabela.

Ganhou, deu a volta olímpica, fez cerimônia ridícula de hasteamento da bandeira para receber o prêmio na sede da Federação, com hino e tudo, arrotou respeito e tirou onda!

Abraçou o Botafogo como seu companheiro de benefícios, deu a ele todos as vantagens, inclusive o direito de participar da final em dois jogos, mas na condição de mero coadjuvante. O campeão já estava determinado!

Esqueceu que respeito não se impõe, se conquista, e a carruagem virou abóbora no Campeonato Brasileiro, quando a verdade prevaleceu, e em três rodadas já mergulhava na zona de rebaixamento, para dali não mais sair, até o final da competição. Só aí foi ver o quão fraco era seu time!

Resultado? O campeão voltou! Voltou para a segunda divisão, lugar onde insiste em frequentar nos últimos anos, com sérias crises políticas e financeiras, sem conseguir montar times que efetivamente se deem ao respeito.

Mas no Estadualeco que organiza, a Rubens Liga, ele tira onda, dá as cartas, faz as regras, algumas extremamente arbitrárias em seu benefício.

Querem coisa mais ridícula do que ter sugerido e aprovado no ano passado um artigo que determinava que o lado da torcida neste ano seria pela classificação do campeonato anterior, quando jamais um regulamento poderia decidir sobre a matéria?

Isso sem lembrar que nem Maracanã teríamos neste ano, mas sua fixação doentia pelo lado direito o cegava.

Até isso o Brasileiro serviu para acabar com a ilusão. Teve que jogar no Maracanã com sua torcida do lado esquerdo mesmo, propôs boicote, até ganhou o jogo… Mas sua obsessão foi sua desgraça: levou o jogo no segundo turno para o Engenhão, e ali cavou sua sepultura; perdeu o único jogo dos últimos 15, na vitória do Flu com gol de Gerson, o que no fim das contas foi o jogo que rebaixou o nanico da colina.

Para 2016, o campeonato já veio com a grife do Eurico: tabela montada à sua feição, com os pequenos mais difíceis e que têm estádio escolhidos a dedo para jogar em São Januário, e o time enfrentado “fora” somente times que não têm estádio, e o América, que, coincidência ou não, já começa com seu estádio vetado. Assim, praticamente não viaja, pois seus jogos “fora” são sempre na capital ou no máximo na Baixada.

E ainda jogará os dois clássicos da primeira fase em São Januário, afinal, não se acha bobo nem nada e colocou logo o clássico contra o Flamengo com seu mando, e contra o Botafogo também, pois tem lá os seus acertinhos para subjugar o pobre adversário, que anda por aí com o pires na mão e vai aceitando mais uma vez as regras da dupla Eurico/Rubinho. Para ver se sobram mais uns trocados, mais um vice campeonato, talvez…

Cuidado, Botafogo, ninguém sobrevive por muito tempo vivendo de favores e abraçando falsos amigos. O clube vai fazendo o papel de um pequeno: aceita tudo que é votado na Federação e submete-se a uma ditadura. Em troca de um empréstimo ou outro, de uma vantagem ou outra.

Este ano já conseguiu com Tio Rubinho a alteração que passou a permitir mais estrangeiros inscritos na competição. Imaginem se fosse o Flu ou o Fla pedindo algo parecido…

Lembram da esdrúxula retirada do segundo jogo da semifinal ano passado contra o Fluminense do Maracanã, onde já tinha perdido duas vezes na competição com gols de Fred, para jogar no Engenhão, depois de o Fred ser excluído do campeonato por uma decisão absurda do Tribunal, e ainda ganhou com um gol em impedimento escandaloso?

Pois é. A final foi entre os times sabidamente mais fracos, mas era a final que eles armaram.

Este ano o campeonato já começa muito pior, como apregoei lá no início. Sendo ano de Olimpíadas, já começa sem o Maracanã e o Engenhão. Sobraram estádios em outras cidades, e os da capital que não têm condições de receber eventos de grande porte. São Januário, por exemplo, não serviu nem para as competições de rúgbi, o que chegou a ser cogitado. Não tem sequer condições de receber um clássico de duas torcidas, a polícia não recomenda, e então tem aquela absurda regra do mandante ter direito a 90% dos ingressos, e assim será no Vasco x Flamengo. Não quero nem imaginar a confusão que vai dar isso, se for mantido.

E o Rubinho aceitou essa imposição ridícula do Eurico. Lógico, tudo é feito para prejudicar a dupla flaxFlu, os que se rebelam contra a vergonheira que é a FFERJ há vários anos, e que partiram rumo a novos horizontes, no início contra tudo e contra todos, mas com o tempo já com muitas adesões, novas cotas de Tv, novos horizontes e agora até o apoio da CBF para a Liga.

Por enquanto não tem Flu x Vasco previsto. Eles caíram na mesma chave e então não se enfrentam na primeira fase, mas, certamente, se classificados para uma segunda etapa terão jogo marcado. Quero só ver se o Eurico não vai arrumar de jogar o terceiro clássico em casa, certamente com o apoio do Rubinho.

Outra coisa que faz do Estadual uma vergonha, aí, por incrível que pareça, sem muita culpa da Federação. Se desde 2009 já havia uma olimpíada marcada para o Rio de Janeiro, por que só em dezembro do ano passado chegou-se a pensar em reformar o campo da Portuguesa e preparar lá uma Arena para atender Fla, Flu e Botafogo?

Lógico que não daria tempo para nada, ainda mais em plena crise econômica, quando os custos seriam altos e dependeriam de apoio de empresas. Empresas que não apareceram, obviamente, no meio de uma retração de mercado.

Para piorar, o erro de sempre, aí sim, novamente da lamentável FFERJ! Como sempre, na semana que antecede o torneio, asteriscos a rodo na tabela, lembrando que vários estádios dependiam de laudos liberatórios para receberem jogos.

E o que aconteceu ontem? A Defesa Civil da Prefeitura de Mesquita simplesmente vetou o estádio do América para o jogo de hoje, Flamengo x Boavista. Até o momento que escrevo, não vai ter jogo, e o campeonato já começa com um jogo adiado e um problema para ser resolvido.

E o Botafogo conseguiu apenas ontem uma liminar para poder estrear no Campeonato, pois não tem as Certidões Negativas de Débito, que passaram a ser pré-requisito para a disputa de qualquer competição no Brasil.

Enfim, o Estadual promete! Promete ser mais um Campeonato safado, viciado, encomendado e sem-vergonha!

E ainda escuto campanhas em alguns órgãos de imprensa, principalmente algumas rádios, que anunciam o Estadual do Rio como o “campeonato mais charmoso do Brasil!”.

No tempo em que valia mesmo, e era sério, o Fluminense sempre predominou e dominou em títulos!

Não me engana, porque eu não gosto!

Pode um Presidente de uma Federação torcer contra um dos seus filiados e debochar de seus resultados em Torneio no exterior? E tomar partido e beneficiar outros escancaradamente? Uma vergonha, Rubinho! Você simplesmente vem enterrando o futebol carioca!

Ah, Rubinho: devolva as cotas da TV de Fluminense e Flamengo! É uma vergonha essa apropriação indébita para fazer chantagens!

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor

Rubens-Lopes-Foto-Bruno-LANCEPress_LANIMA20140311_0071_251
Campeonato Carioca: nada é tão ruim que não possa piorar!