Carta aberta à Flusócio




O Explosão Tricolor criou o espaço “Explode Torcedor” para que os leitores tenham a oportunidade de publicar os seus textos no nosso site. Nesta sexta-feira, o leitor Lucas Aquino, estudante, que reside em Brasília, publica uma carta aberta ao grupo político da Flusócio. Confira a íntegra do texto:

“Por mais que vocês não admitam, devem ter noção do processo de apequenamento que estão fazendo com o Fluminense, pois em pouco tempo transformaram uma equipe vitoriosa e campeã em um timeco acostumado a perder. Nada, absolutamente NADA justifica os seguidos erros de Peter Siemsen, Pedro Abad e seus aliados. Aliás, se tiver que resumir a gestão da Flusócio em um trecho, nada é mais cabível do que o usado por Evandro Ventura em sua coluna que foi publicada na última semana aqui no Explosão:

Na verdade, a Flusócio é um misto de discurso de austeridade com pouca ou nenhuma eficiência. Basta observar que após quase sete anos no poder ainda atrasa salários por meses a fio. Como isso é possível? Ao longo de todo esse tempo não conseguiu sequer manter os pagamentos em dia mesmo falando em “pés no chão”? Mesmo com um elenco pífio e formado por atletas de baixa qualidade ano após ano?

Sim, amigos, apesar de vocês terem repetido incansavelmente que estariam “preparando o Fluminense para o futuro” e “equacionando dívidas” o clube está completamente quebrado e sem dinheiro para pagar o salário dos jogadores, contratar novos atletas e até as obras do CT.

Mas enfim, não adianta ficar aqui criticando as falhas da gestão, até porque a lambança já foi feita e de críticas vocês já estão cheios. Neste instante, a grande prioridade dentro do clube deve ser a vitória nos dois próximos jogos para garantirmos uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Quando essa questão estiver resolvida, é esperado que vocês tracem um planejamento decente para a próxima temporada, e eu darei aqui sugestões de algumas medidas que certamente seriam aprovadas pela torcida tricolor, aquela que vocês maltrataram durante os últimos anos:

Em primeiro lugar, peçam desculpas à torcida. Num ano que a princípio deve ser de recomeço, assumir o erro seria fundamental para fazer a galera jogar junto e abraçar o time. Sejam transparentes, algo que sem dúvida não tem acontecido nos anúncios dessas novas parcerias que vocês divulgam diariamente, deixando implícito que se a verdade está sendo escondida, provavelmente é porque ela é bem ruim. Se essa diretoria deixar o discurso arrogante de lado e calçar as sandálias da humildade, já seria um avanço para iniciar a próxima temporada com o pé direito.

Como vocês sabem, o Fluminense hoje não tem sequer um lugar pra jogar. Disputar partidas no Maracanã é completamente inviável, principalmente para quem se encontra numa situação como a nossa. Só nesse Brasileirão, já foram quase R$ 3 milhões de prejuízo. E é aí que vem o meu apelo: Viabilizem Laranjeiras. Sim, façam o possível e até o impossível, mas levem o Fluminense de volta para sua casa. Desde que nossos treinos passaram para o CT, nosso estádio ficou totalmente esquecido. Voltar a jogar lá, ainda que seja algo muito distante, seria a realização de um sonho não só meu, mas de quase todos os tricolores. Uma campanha junto com a torcida visando arrecadar fundos para uma reforma na nossa casa, com a qual temos total identificação e apreço, seria uma verdadeira bola dentro.

Quanto ao elenco, nada mais justo do que fazer uma boa limpa. Na minha barca, eu incluiria alguns jogadores que não tem a menor condição de vestir a nossa camisa como Renato, Nogueira, Léo, Marlon Freitas, Peu, Pedro e Romarinho. Entre alguns mais caros que o clube precisa se livrar urgentemente estão: Diego Cavalieri, Gum, Pierre e Marquinho. E há ainda outros que em caso de venda poderiam somar muito aos cofres do clube, caso de Gustavo Scarpa, que ao meu ver está precisando respirar novos ares e sair do Fluminense. Sobre o Abel Braga, apesar de todo o respeito e admiração que eu tenho por esse cara, não dá mais para seguir com ele. Tem errado demais nas escalações e o time que temos visto nos últimos jogos é uma bagunça: Não tem padrão, não tem jogadas ensaiadas e toma tanto gols que alcança recordes negativos a cada rodada que passa.

Em termos de contratações, não me venham com jogadores desconhecidos de divisões inferiores, dos quais um em um milhão acaba dando certo no Fluminense. Definam um perfil para reforços: Jogadores experientes, pois de jovens o grupo já está repleto. Tragam jogadores que, quando estiverem ganhando um clássico decisivo por 3 a 1, saibam prender a bola e segurar o resultado ao invés de deixar o rival empatar. Sei que muitos vão discordar de mim, mas a volta do Fred e do Conca seriam um grande acerto. Independente de tudo, são jogadores com história no Fluminense e que faziam a torcida tricolor se sentir representada em campo, ao contrário dos que estão hoje.

Para encerrar, não se contentem com a mediocridade. Antes de Samorin, Xerém, vôlei, polo aquático ou qualquer outra coisa, a nossa grande prioridade é e sempre será o futebol profissional. Lembrem-se sempre que estão no comando de uma instituição vencedora, pioneira, centenária e que está acima de todos nós. Estamos cansados de sermos esculachados ano após ano. Respeitem o FLUMINENSE FOOTBALL CLUB!”

“Serei Fluminense
Mesmo que a bola não entre
Mesmo que a vitória esteja longe
Serei Fluminense seja dura a jornada
Seja dura a caminhada
Serei Fluminense no peito e na alma
No grito e nas palmas, 
Até eu morrer.
Serei Fluminense por toda a eternidade.” – Nelson Rodrigues

Lucas Aquino



Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com

PUBLICIDADE



  • Thiago A.

    Muito bom o artigo, expressa minha opinião sobre tudo o que anda acontecendo no clube em todos esses anos nessas gestões Peter/Abad /flusócio. Só discordo na parte de trazer de volta Fred e Conca, sei que eles tem história no clube, mas na minha opinião serie um retrocesso. Já são outros tempos e o clube precisa de renovação no elenco com caras novas e ao mesmo tempo experientes. Até pq como dizem por aí: figurinha repetida não completa álbum.