Em coletiva, Levir Culpi fala sobre reforços, barração do Jonathan e muito mais. Confira!




Levir Culpi explica mudanças no time titular do Fluminense (Foto: Nelson Perez / FFC)
Levir Culpi concedeu coletiva (Foto: Nelson Perez / FFC)

Confira a íntegra da entrevista coletiva do treinador Levir Culpi:

Desgaste

Levir Culpi: Tem de haver mudanças. O desgaste físico é enorme. A quilometragem percorrida pelos jogadores é absurda. Então, é preciso mudar. Mantenho uma base. Um time que não tem base fica complicado, fica sem conjunto. Aí, nem adianta mudar. Faço, no máximo, três trocas de um jogo a outro. O Fluminense tem uma boa base, sempre tem jogadores subindo. E ainda temos a chance de contratações. Acho que vamos conseguir levar, apesar das viagens, levar bem até o final do ano.

Reforços

Levir Culpi: É relativo. Depende muito do resultado. Gerson, Fred, Diego Souza, Marlon… esses saíram. São ótimos atletas, com boa formação. Mas tudo depende do resultado. Se pode conseguir equilíbrio do time com jogadores com menos nome, menos conhecidos. É o caso de alguns atletas que temos aqui. Se o resultado for ruim, fica difícil manter o equilíbrio emocional de todos. Dentro deste aspecto, sim, gostaria de reforços daquele de torcedor ir buscar no aeroporto. Mas é em euro. Vamos pagar? Depende. Tem de avaliar o contexto do clube, ando conversando com o presidente. Jantei com ele na semana passada, falamos de contratações e desempenho. Estamos analisando tudo.

Richarlison

Levir Culpi: Isso é interessante. Nós perdemos a paciência muito rápido com os jogadores. Me incluo nisso. A pressão é tão grande em cima do treinador, que o cara quer que ele entre e jogue bem. Ou se perde o emprego. Isso prova de que temos de ter paciência. Hoje, queremos abraçar o Richarlison. Antes, queríamos matá-lo. É assim. Ele tem 19 anos. Tem de acreditar no potencial, mas tem de ter paciência. E, acima de tudo, tem de ganhar pois isso é o que determina a regularidade do time.

Vitória sem o Fred

Levir Culpi: Vencemos a Primeira Liga sem o Fred. Houve outras partidas com vitória sem o Fred. Não há dúvida, agora, que ele faz falta a qualquer time no Brasil. Tem qualidade, pesa no elenco. A coisa pode melhorar. Não tenho mais o Fred. Tenho de apostar tudo em quem está aqui. Não adianta lamentar. O Fred não pode nos ajudar mais. Pelo contrário.

Jonathan

Levir Culpi: Algumas questões táticas. Achei que hoje ia ser um jogo de força física, especialmente pelas laterais. Giovanni e Wellington tem capacidade física melhor. Jonathan é melhor tecnicamente. Mas está abaixo no físico. Deu certo, gostei. Ele vinha sentindo problemas musculares, então, preferi deixa-lo de fora.

Edson

Levir Culpi: Você tem segurança total quando jogam os quatro do meio, Pierre, Edson, Douglas e Cícero. Cada um com a sua característica. Conto com todos. De um jogo a outro pode ter alguma mudança. O importante é o coletivo.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte / Foto: Fluminense FC