Em CPI, Rubens Lopes volta a fazer críticas à Liga Sul-Minas-Rio




O presidente da Federação Carioca de Futebol, Rubens Lopes, esteve presente no Senado para uma audiência pública da CPI do Futebol. O dirigente carioca não hesitou em criticar duramente a Liga Sul-Minas-Rio, criada com a participação de Flamengo e Fluminense, clubes que estão em litígio com a federação.

– Acho um movimento elitista e prejudicial ao futebol como um todo. Ela vai confrontar um calendário que já existe e que contempla clubes de menor investimento. Estou falando a posição do estado do Rio, apurada por todos os clubes, menos dois – disse Rubens Lopes, que só disse se tratar de Flamengo e Fluminense após ser interpelado pelo presidente da CPI, o senador Romário.

Já o presidente da Federação Mineira de Futebol, Catellar Neto, se mostrou favorável ao movimento. No entanto, fez a ressalva de que é necessário olhar para o calendário.

– Sinto que qualquer movimento por parte dos clubes é extremamente benéfica. Fico preocupado com as datas – ponderou Castellar.

Em diversos momentos, os mandatários das entidades que regem o futebol no Rio de Janeiro e em Minas Gerais falaram especificamente sobre seus campeonatos estaduais. Em defesa do Campeonato Carioca, o presidente Rubens Lopes citou que o certame não é deficitário.

– A receita não pode ser só de bilheteria. Se não tivesse jogo, não ia ter cota de televisão. Não haveria vários dispositivos que são transformados em renda. O que precisamos é corrigir o desequilíbrio financeiro entre as equipes, isso é fundamental – declarou.

Logo em seguida, Rubens Lopes foi interpelado pelo senador Omar Aziz, que citou a situação do Vasco para demonstrar o quão desnivelado está o Campeonato Carioca em relação ao resto do País.

– Ouso dizer que o atual campeão carioca está na penúltima colocação do Brasileiro, prestes a ser rebaixado, com o mesmo time que foi campeão carioca. Espero que não seja, não sou vascaíno, mas respeito o Vasco. Vi os 18 jogos do Vasco no primeiro turno e uns dez no segundo e a qualidade do time está longe do ideal – comparou o político.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte / Foto: Agência Senado