Utilize o cupom de desconto do Explosão Tricolor no ato da compra → explosaotricolor
Explosão Tricolor explica detalhadamente a importância do HABITE-SE
Na tarde da última quarta-feira (13), o gerente geral do Fluminense, Fernando Simone, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre as situações do Centro de Treinamento em Jacarepaguá, Centro de Treinamento de Xerém e Laranjeiras. Uma informação chamou atenção de todos: o CT de Xerém não possui o HABITE-SE. Ainda segundo o executivo tricolor, cerca de 70 jovens atletas moram no alojamento do local. A informação gerou bastante repercussão nas redes sociais. Para esclarecer melhor sobre o assunto, o Explosão Tricolor montou uma explicação detalhada sobre a importância do documento. Confira abaixo:
O que é o HABITE-SE?
É um documento, emitido pela prefeitura local, atestando que o imóvel foi construído seguindo as exigências da legislação municipal onde o empreendimento está localizado. Enfim, é uma certidão que aprova o imóvel como “pronto para ser habitado”.
Como faz para obter o HABITE-SE?
O proprietário do imóvel realiza a requisição junto ao órgão competente da prefeitura, que providencia uma vistoria no local para constatar se o que foi construído realmente condiz com o projeto inicial aprovado na prefeitura.
Qual a importância do HABITE-SE?
Ao ser concedido o HABITE-SE, o proprietário tem a garantia de que a construção seguiu corretamente tudo o que estava previsto no projeto aprovado e em eventuais substituições aprovadas pelos órgãos responsáveis. E também de que cumpriu a legislação que regula o uso e ocupação do solo urbano, respeitando os parâmetros legais quanto à área de construção e ocupação do terreno, além de outros parâmetros exigidos, como a legislação que especifica as normas de combate a incêndios, por exemplo.
Qual o problema de ocupar um imóvel sem o HABITE-SE?
O proprietário que muda para um imóvel que não recebeu a devida autorização da prefeitura está sujeito a multa em função de o HABITE-SE ainda não ter sido liberado.
Quais são as exigências que devem ser atendidas para a obtenção do HABITE-SE?
O proprietário/construtor tem que cumprir uma série de requisitos para obtenção do HABITE-SE antes de dar entrada no pedido de concessão. Confira abaixo:
- Atestado da concessionária de água;
- Atestado da concessionária de energia elétrica;
- Laudo do Corpo de Bombeiros; e
- Projeto arquitetônico do imóvel, que precisa estar de acordo com a legislação urbanística específica, respeitando o número de andares e o total da área construída, conforme a avaliação feita pela Secretaria de Urbanismo.
Qual procedimento correto a ser adotado pelo proprietário após a solicitação do HABITE-SE?
Após a solicitação do HABITE-SE, o proprietário deve aguardar a vistoria. Nela será checada se o prédio foi construído de acordo com o projeto inicialmente aprovado. Ou seja, existe a possibilidade de indeferimento, caso tudo não tenha sido executado corretamente.
Conclusão
Todas as perguntas e respostas acima mostram que a preocupação com o HABITE-SE não tem a conotação meramente formal, referente à regular documentação do imóvel. Mas também é relacionada diretamente à segurança dos futuros moradores. As instalações elétricas inadequadas ou instalações de combate a incêndios insuficientes podem resultar em futuros incidentes que podem ameaçar a integridade dos ocupantes.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
VEJA AINDA:
+ Sem medo de ser feliz (por Vinicius Toledo)
+ Fla x Flu: prováveis escalações, arbitragem, transmissão e outras informações
+ Fluminense quita salários de dezembro de jogadores e funcionários
+ Sub-15 do Fluminense participa de teste do VAR no Maracanã
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

