Fluminense, Betano, Marketing, Top-10, questionamentos…






(por Vinicius Toledo)

No último sábado, o portal LANCE! listou os dez maiores acordos de patrocínio master no futebol brasileiro. O Fluminense apareceu na lista ao lado do Atlético Mineiro. Coincidentemente, os dois clubes são patrocinados pela Betano e recebem a cota anual de R$ 20 milhões, segundo informação divulgada pelo próprio LANCE!. Dentro do Top-10, os dois são os que recebem os menores valores.

O levantamento repercutiu bastante nas redes sociais tricolores. E tinha que repercutir mesmo, pois não há como não questionar alguns pontos.  De 2022 para cá, o Fluminense ganhou uma ampla exposição em todos os sentidos. A imprensa internacional, por exemplo, deu muito destaque ao clube por conta de diversos motivos como a conquista da Libertadores, participação no Mundial de Clubes da FIFA, Dinizismo, Germán Cano (um dos maiores artilheiros do futebol mundial nos dois últimos anos), Jhon Arias (destaque colombiano), futebol encantador, convocações de jogadores para a Seleção Brasileira, goleada na final do Carioca sobre o “filhotinho do sistema”, etc…

Nas redes sociais, o Fluminense tem sempre se destacado com números expressivos. No Instagram, por exemplo, o clube teve o maior engajamento do futebol mundial em 2023.

Em julho de 2022, o Fluminense assinou a renovação de contrato com a Betano até 2025. No contrato anterior, que possuía vigência de junho de 2021 a junho de 2023, estava previsto que a empresa do ramo de apostas online pagaria R$ 15 milhões pelos dois anos. De qualquer forma, é válido um questionamento sobre as condições. Será que existe alguma cláusula que estipula pagamento de bônus em caso de conquista esportiva ou crescimento em redes sociais?

O contrato vigente foi assinado em julho de 2022. É claro que a situação naquela ocasião era outra, porém, fica uma dúvida no ar: o Fluminense colocou alguma condição favorável em casos de grandes conquistas dentro e fora de campo?

É uma situação delicada, pois a maioria dos contratos possuem cláusulas de confidencialidade, porém, o torcedor, que está cada vez mais engajado, cobra transparência e, consequentemente, exige resultados também fora dos gramados.

Após um ano mágico, a torcida tricolor entra em 2024 aguardando muito mais vitórias e títulos. Sendo assim, o Fluminense precisa se valorizar ainda mais no mercado. Os números dentro e fora do campo são muito favoráveis, ou seja, o Marketing está com a faca e o queijo na mão.

Por hoje é só.

Forte abraço e ST