Jovem, estudioso e vencedor, Eduardo tem histórico de recuperar jogadores em baixa




Eduardo Baptista chega ao Fluminense com certa aprovação da torcida, porém, muitos ainda não conhecem o trabalho do jovem técnico e sua trajetória até chegar ao clube das Laranjeiras. Eduardo tem 45 anos e é filho do ex-treinador Nelsinho Baptista. Formado em Educação Física, o técnico atuou boa parte de sua carreira como preparador físico.

No currículo, como técnico, a trajetória foi a seguinte: Eduardo foi efetivado como treinador em fevereiro de 2014 e conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano do ano. Disputou o Brasileirão ficando no meio da tabela. Em 2015, não teve a mesma sorte. Balançou no cargo recentemente, após o Sport ter ficado 10 rodadas sem vencer, terminando o jejum contra o Fluminense, no último fim de semana.

No total, o Eduardo comandou o Sport em 127 jogos, conquistou 55 vitórias, 35 empates e 37 derrotas. Um aproveitamento de 52,49% dos pontos disputados.

Em sua passagem pelo Sport, Eduardo ficou conhecido pelo profissionalismo e por conseguir recuperar jogadores que até então davam-se como “casos perdidos”. Diego Souza, André e Maikon Leite são alguns exemplos. Marlone, que teve passagens apagadas por Cruzeiro e Fluminense, também passou a ser aproveitado como titular na equipe de Eduardo.

Eduardo costuma optar por uma equipe jogando no esquema 4-5-1, com dois pontas abertos que marquem a saída de bola e um centroavante. No meio de campo, costuma optar por usar um dos volantes próximo a zaga para reforçar o sistema defensivo e dar liberdade de criação para o segundo volante. No Fluminense, Eduardo encontrará peças que se encaixam no seu estilo de jogo.

O técnico treinará a equipe já nesta sexta-feira e comandará a equipe diante da Ponte Preta, sábado às 21h, em Campinas, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Por Explosão Tricolor / Foto: Divulgação