Lista de ideias para o Fluminense faturar alto




Fluminense
O Fluminense é muito viável

Muitas vezes me pergunto: qual a dificuldade do Fluminense em explorar intensamente a sua marca? A nossa torcida já deu diversas demonstrações de que é consumidora nata. Para quem não se lembra, foi realizado um estudo ao longo do ano de 2014, onde ficou constatado que o Fluminense estava entre os 10 clubes que mais vendiam camisas oficiais na América Latina. E olha que a antiga fornecedora esportiva pisava na bola várias vezes. 

Além da oportunidade financeira, o Fluminense perde uma grande chance de fidelizar ainda mais o seu torcedor. O nosso Centro de Treinamento, por exemplo, é algo que já deveria estar sendo explorado há tempos. Como?

1 – Um lote especial de maquetes do Centro Treinamento para serem colocadas à venda.  

2 – 10 mil placas à venda com os nomes dos colaboradores, que seriam colocadas no muro do CT. Cada placa no valor de R$ 400,00, podendo ser dividida em até 10 vezes, com arrecadação total de R$ 4 milhões. Acho que o custo do material e colocação não daria nem R$ 1,5 milhão. Forte possibilidade de arrecadar cerca de R$ 2,5 milhões líquidos.

3 – 100 placas à venda com os nomes dos colaboradores, que seriam colocadas numa espécie de área vip do CT. Cada placa no valor de R$ 5 mil. 

4 – Um grande evento numa casa de show com apresentação de alguns músicos tricolores (Roupa Nova, Paulo Ricardo, Tony Platão, Ivan Lins, Chico Buarque, Evando Mesquista, Artur Moreira Lima, Dado Villa Lobos). Não faltam opções! Com uma boa antecedência e uma bela campanha de divulgação, não tenho dúvida alguma de que esgotaríamos os ingressos. Supondo que 6 mil tricolores abraçassem a causa com ingresso custando cerca de R$ 200,00 (com direito a uma camisa), a arrecadação seria de R$ 1,2 milhão. Descontando os custos, acredito que daria para o clube levar, no mínimo, uns R$ 600 mil líquidos. 

Há mais ideias para arrecadar com o produto CT, mas só as três citadas acima, totalizariam quase uns R$ 4 milhões. Além do ganho financeiro, que ajudaria bastante nos pagamentos dos custos das obras do CT, o Fluminense teria um grande ganho institucional, sem falar no principal: o envolvimento do torcedor tricolor com a nobre causa.  

Por mais que o torcedor do Fluminense não esteja tão satisfeito com o futebol, o Centro de Treinamento é uma causa que até o mais humilde tricolor já manifestou interesse em abraçá-la.  

Parou por aí? Claro que não. Que tal pensarmos numa linha de mini-craques do Fluminense? Qual tricolor não gostaria de ter na sua prateleira, o Castilho, Telê Santana, Preguinho, Mano, Hércules, Pinheiro, Rivellino, Doval, Félix, Waldo, Assis, Romerito, Assis, Washington, Paulo Vitor, Edinho, Ricardo Gomes, Branco, Renato Gaúcho, Parreira, Fred, Coração Valente, Ézio, Conca, Deco, Thiago Silva, Marcão, Thiago Neves e tantos outros que fizeram história no Fluminense? Faturamento mais do que garantido e a certeza de receita certa por um longo período. Vender uns 10 mil bonequinhos por mês por uns R$ 35,00, representaria uma arrecadação total de R$ 350 mil. Descontando o preço de custo (incluindo os direitos de imagem dos envolvidos), acredito que o Fluminense conseguiria faturar, no mínimo, uns R$ 130 mil líquidos. Não tenho dúvida alguma do sucesso deste produto.      

Além dos mini-craques, uma maquete do estádio das Laranjeiras também seria bem-vinda. E nesse embalo, eu não pensaria duas vezes: mandaria fazer até miniaturas do ônibus do Fluminense. Sim, o “busão” tricolor faz um sucesso enorme nas redes sociais. Eu garanto: bombaria muito! Um lote com 5 mil pelo preço de R$ 120,00, daria uma arrecadação total de R$ 600 mil. Acredito que o clube faturaria fácil uns R$ 250 mil líquidos. 

Outra situação que sempre cobrei: ações populares. Está na hora do Fluminense invadir o povo. Não dá mais para virar as costas para a grande massa. Diversas praças com enorme potencial estão totalmente largadas. É preciso explorá-las, partir para uma campanha corpo a corpo, encarar o campo de batalha sem medo de ser feliz. Nos últimos anos, tivemos um desfile de craques nas Laranjeiras, mas jamais soubemos aproveitar a imagem deles. E olha que tivemos a honra de ter Romário, Deco, Conca e tantos outros. Ainda temos o Fred, um gigante midiático adormecido nas Laranjeiras. Por falar nele, como explicar tantas ausências nos principais eventos do Fluminense nas Laranjeiras e no exterior (duas edições da Florida Cup)?

O Fluminense é muito viável, muito mesmo. Basta querer trabalhar e, principalmente, conhecer a fundo o seu maior patrimônio: o torcedor tricolor. Quem é de arquibancada e tem o sentimento verde, branco e grená bombando intensamente no coração, sabe muito bem como fazer essa fábrica produzir sem parar.

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

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