A paciência em três cores




A paciência é uma das maiores virtudes do homem, já dizia aquele velho ditado. O Fluminense, desse ótimo momento no campeonato, é a prova disso.

A vitória contra o Sport, em um abarrotado Giulite Coutinho, mostra que a insistência no trabalho começa a render os frutos e que até a paciência é tricolor nas Laranjeiras. Explico as três cores da virtude em nosso time de sábado:

Verde – Richarlison é um jogador jovem e inexperiente. Extremamente verde. Não correspondeu às expectativas da torcida quando foi titular no primeiro turno, com apresentações atabalhoadas e de baixo nível técnico.

Richarlison é uma joia (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)
Richarlison é uma joia que o Flu terá lapidar (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Oscilar é normal para um atleta da sua idade. Poucos são os que seguram o rojão aos 19 anos. A torcida do Fluminense, não sem razão, começou a discutir o valor gasto em sua contratação e a jovem promessa acabou afastada por um tempo, em razão de treinos com a seleção de base dentre outros motivos.

Acontece que o garoto entrou no intervalo e fez o que não havia feito no primeiro turno inteiro, jogou com Inteligência tática e mudou a cara do time. Trouxe uma dinâmica para a equipe, que engoliu o Sport no segundo tempo inteiro.

Grená – Pierre tem honrado a cor encarnada de uma de nossas listras. Jogou como um leão. Foi essencial para dar segurança à zaga e confiança aos garotos para se lançarem ao ataque.

Nosso primeiro gol saiu de uma bola que ele roubou no meio de campo. Teve excelentes desarmes durante toda a partida.

Critiquei sua escalação como titular diversas vezes aqui neste mesmo espaço, mas sempre apontei que ele poderia ser importante pro grupo do Fluminense em algumas situações de jogo. Cada vez mais parece que o Levir conseguiu encaixá-lo no seu esquema de jogo. Por falar nele…

Branco – Levir Culpi e sua paz, por vezes mal interpretada e confundida com falta de vontade, merecem respeito. Nosso técnico é um cara experiente, entende de futebol e sabe ler o jogo. Faz umas substituições questionáveis, mas nunca é à toa.

O Flu deveria renovar logo o contrato do Levir para 2017 (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)
O Flu deveria renovar logo o contrato do Levir para 2017 (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

Às vezes nossas soluções não dão certo. Passo por isso no meu trabalho, você, estimado leitor, também deve passar por isso, nem por isso merecemos ser queimados como parte da torcida já estava fazendo com o treinador.

Inegavelmente o time tem um padrão tático. Dependendo do dia dos jogadores o time oscila tecnicamente, mas não é um amontoado de jogadores em campo, como observamos em anos anteriores sob tutela de outros “professores”.

A paciência, que por vezes o futebol não nos permite ter, por conta da urgência de resultados e pontos na tabela, é necessária. O desempenho dessas três figuras no último jogo nos mostra isso.

Tivemos paciência até para aguardar nossa primeira trinca de vitórias no campeonato! Agora temos que ter ainda mais para, rodada após rodada, fincarmos pés no G-4 e de lá não sairmos mais.

No mais, VENCE O FLUMINENSE!!!

Pitacos do Toni:

– Mais uma vez Marcos Jr. O moleque merece. É tricolor de verdade.

– E mais um golaço do nosso camisa 10. Vai ser muito difícil segurarmos o Chutavinho ano que vem.

– A história do estádio próprio deu o que falar na semana passada. Ano de eleição é assim. Qual será a próxima pauta bomba?

– Estádio do Penarol do Uruguai é a prova de que não precisa gastar-se rios de dinheiro para construir um estádio eficiente. Se for sair do papel, que siga uma lógica parecida. E nada de arena, deixa isso pro pessoal do futebol moderno.

– Gum tanto se esforçou que conseguiu o seu golzinho contra. Hahaha… Tá com crédito o capitão.

– O jogo contra o peixe poderá ser o divisor de águas. Difícil? Muito! Impossível? Não para o Tricolor. O time do improvável.

– Com essa notícia de G-4 virando G-6 e até mesmo G-7, dependendo do campeão da Copa do Brasil, as esperanças de um 2017 promissor para o Tricolor aumentam ainda mais! Mas, nada de relaxar. Precisamos manter o foco e fazer a melhor campanha o possível, para quem sabe entrarmos direto na fase de grupos da competição no ano que vem.

Toni Moraes / Explosão Tricolor Foto: Nelson Perez / Fluminense FC

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com