Sob o comando de Diniz, Fluminense ainda sonha com o Brasileirão, mas mira a conquista na Copa do Brasil




Fernando Diniz (FOTO DE MARCELO GONCALVES/FLUMINENSE FC)

Em quase todas as suas manifestações à imprensa, Fernando Diniz faz questão de ressaltar que o Fluminense tem todas as qualificações necessárias para se classificar para a Libertadores do ano que vem e até mesmo para disputar os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

O Tricolor soma 38 pontos com a conclusão da 22ª rodada e está na quarta colocação na tabela do campeonato. O elenco, no entanto, terá que superar seus próprios números e até o histórico de Diniz se espera conquistar o pentacampeonato. No entanto, o bom momento vivido pelo clube, com 7 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota nas últimas 11 partidas, fornece o apoio necessário para projetar um título.

De todas as vezes que treinou uma equipe na Série A do Brasileiro, Diniz só disputou o segundo turno em duas oportunidades, ambas pelo São Paulo. Na única vez que esteve no comando por todo o segundo turno, em 2019, o treinador obteve oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Já em 2020, Diniz até chegou a disputar o título brasileiro. Porém, com um péssimo desempenho justamente no segundo turno, ele foi demitido na 33ª rodada do torneio. Naquele segundo turno, foram oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas, além de uma campanha bastante irregular no Morumbi.

A campanha na Copa do Brasil também enche as esperanças do torcedor tricolor. Depois de eliminar Vila Nova, Cruzeiro e Fortaleza, a equipe das Laranjeiras enfrenta agora o Corinthians por uma vaga na grande final do torneio.

De acordo com cotações fornecidas por plataformas especializadas como a Midnite, o Tricolor aparece agora entre os favoritos ao título da Copa do Brasil, com odds de 5.00, atrás apenas do Flamengo. No Brasileiro, o Fluminense tem odds de 1.36 para terminar no G6 e se classificar à Libertadores 2023, mas as odds para o título da Série A não são tão favoráveis, atualmente cotadas em 31.00 para uma conquista tricolor.

Campanha no Brasileiro

Comemoração dos jogadores tricolores (Foto: Mailson Santana / Fluminense F.C.)

Os cinco campeões mais recentes somaram 79,4 pontos em média. Diante disso, o Tricolor precisaria de mais 41 pontos para conquistar o título. Essa pontuação seria algo inédito para o Fluminense na história do Brasileiro por pontos corridos com 20 clubes. Considerando apenas os segundos turnos, o melhor desempenho tricolor se deu em 2011, quando obteve 38 pontos.

O Fluminense só conseguiu ultrapassar a marca dos 70 pontos nas duas campanhas que culminaram com o título brasileiro. Foram 71 pontos em 2010 e 77 em 2012. Depois disso, a temporada de maior sucesso do Tricolor veio em 2020, quando terminou em quinto e somou 64 pontos.

Porém, de acordo com levantamento do portal FiveThirtyEight, o campeão em 2022 terá uma pontuação mais baixa do que a média – em torno de 65 pontos – o que dá pouco mais de 10% de chances de título ao Fluminense. Para o site Chance de Gol, as possibilidades de título para o Tricolor são ainda maiores que as do Corinthians: 12,7% contra 5%.

Em uma coletiva recente, o técnico Fernando Diniz, quando questionado sobre as possibilidades de título para o Fluminense, declarou:

“Em relação à pergunta da chance do Fluminense ser campeão, um time tem que pensar no próximo jogo. Não gosto de fazer projeções de longo prazo”, disse o comandante, que sonha com voos altos no ano. 

No entanto, completou: “Todo time grande para mim, como o Fluminense e o São Paulo. Mesmo que não tenham o investimento como outras equipes têm, tem que sonhar com isso, e a gente trabalha para isso. Obviamente que tem vários concorrentes, de mais investimento, mas o Fluminense sonha e trabalha para conseguir as melhores coisas possíveis dentro do campeonato”.

Questionado também sobre as diferenças entre os elencos em suas duas passagens pelo Tricolor, Diniz destacou: “Hoje tem harmonia, presidente que trabalha dia e noite para poder pagar salários em dia, poder pagar passivo. Tem o Paulo Angioni que já estava na minha época e que ajuda demais, existe harmonia em todos setores do clube. Acredito muito que as coisas podem continuar evoluindo”. 

Flu ressurge como um dos favoritos à Copa do Brasil

Fernando Diniz (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.)

Mesmo que as campanhas nas competições continentais tenham sido desanimadoras, o Fluminense ainda vê a Copa do Brasil como a grande chance de título na temporada de 2022. 

O Tricolor ingressou na competição já na terceira fase, por ter sido um dos clubes participantes da Copa Libertadores deste ano. O time de guerreiros enfrentou o Vila Nova, de Goiás, em seu primeiro duelo no torneio. O time goiano até foi capaz de surpreender o Flu na partida de ida, mas os comandados de Diniz suportaram a pressão e saíram com uma vitória por 3 a 2. Na partida de volta, boa atuação da equipe e vitória por 2 a 0 que selou a classificação às oitavas-de-final.

Nas oitavas, o adversário foi o Cruzeiro, atual líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de um confronto bastante equilibrado na partida de ida, que terminou com vantagem carioca por 2 a 1, o Fluminense esbanjou bom futebol no Maracanã, na partida de volta, e conquistou a vaga nas quartas do torneio.

Já nas quartas de final, o Fluminense venceu o Fortaleza por 1 a 0 na partida de ida realizada no Castelão. O volante Nonato marcou o gol e a partida ainda teve dois gols anulados pelo VAR. Na última quarta-feira, os dois se enfrentaram no Maracanã. A equipe cearense fez 2 a o  nos primeiros quarenta e cinco minutos, porém, o time de guerreiros buscou o empate na segunda etapa com o apoios de 60 mil tricolores que fizeram uma linda festa no estádio