Uma constatação preocupante




Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.
Uma constatação preocupante (por Leandro Alves)

A péssima temporada do Fluminense confirmou algo que o torcedor tricolor já sabia desde 2023. Apesar do título incontestável da Libertadores, o clube das Laranjeiras não tinha e segue sem ter um elenco forte e capaz de continuar brigando por títulos.

O Fluminense tinha um time titular muito qualificado. Não é à toa que conquistou a América de forma tão marcante. Porém, era uma equipe que não tinha grandes opções no banco. A gente sabia que o Tricolor provavelmente só seria campeão caso tivesse Nino, André, Ganso, Jhon Arias e Germán Cano em campo. A ausência de apenas um deles talvez tivesse impedido o título. Felizmente, todos seguiram em campo até o momento mais feliz de nossas vidas.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Em 2024, porém, o Fluminense perdeu o Nino logo no começo da temporada. Na última janela de transferências, foi a vez do André deixar as Laranjeiras. Além disso, o Germán Cano, que foi eleito o Rei da América em 2023, hoje enfrenta problemas físicos e não é nem sombra do que foi desde a sua chegada ao clube. É como se o Tricolor tivesse perdido três dos seus principais destaques.

Para completar, o John Kennedy, que marcou o gol do título contra o Boca Juniors, voltou a envolver em polêmicas extracampo e nunca mais foi o mesmo. Mais uma opção importante que praticamente deixou de existir.

Neste momento, Jhon Arias, Ganso e Fábio são os únicos campeões da América que seguem atuando em alto nível no Fluminense. Ou seja, aquela equipe já não existe mais.

Esse cenário, porém, não me surpreende. Eu sempre dizia aos meus amigos tricolores que o Fluminense precisava conquistar a Libertadores em 2023 porque em 2024 já não teria um time tão forte. Batia na tecla de que peças importantes seriam vendidas e outras estariam envelhecidas. Foi o que aconteceu. Felizmente, o título veio.

A situação na atual temporada ficou ainda pior por conta dos erros da diretoria tricolor. No começo do ano, seguiu apostando em veteranos livres no mercado, ao invés de qualificar o elenco com jovens atletas. Quando tentou mudar o planejamento, até fez boas contratações no segundo semestre, mas não foi suficiente para manter o time competitivo.

O cenário é ainda mais preocupante se projetarmos a próxima temporada. O Jhon Arias, que é quase meio time, deve deixar o Fluminense. Os veteranos estarão ainda mais velhos. E por aí vai…

O fato é que o Tricolor precisa de uma reformulação em 2025. É apostar mais na base e buscar investimentos para reforçar o elenco com jogadores que estejam em seus auges físicos e técnicos.

Em meio a tudo isso, o Fluminense segue lutando contra o rebaixamento. Antes mesmo da chegada do Mano Menezes, eu já dizia que o objetivo do Tricolor na temporada seria permanecer na Série A. Mais de quatro meses depois, essa ainda é a nossa realidade. A situação ficará ainda mais catastrófica em caso de queda. Vamos rezar e torcer pelo contrário.

Agenda do Fluminense:

  • 22/11 (sexta-feira), às 21h30 – Fluminense x Fortaleza – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 26/11 (terça-feira), às 19h – Fluminense x Criciúma – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 01/12 (domingo), às 18h30 – Athletico x Fluminense – Ligga Arena, Curitiba/PR
  • 04/12 (a confirmar) – Fluminense x Cuiabá – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 08/12 (a confirmar) – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque, São Paulo/SP

VEJA AINDA

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com